D. Mendo Alão (cerca de 1000, Bretanha — cerca de 1050, Bragança) foi um nobre e cavaleiro medieval que viveu na região de Bragança, contemporâneo do Rei D. Afonso VI de Castela.
Segundo o Livro Velho de Linagens era clérigo, muito provavelmente no mosteiro de S. Salvador de Castro de Avelãs, e «filhou» uma princesa arménia quando esta ficou instalada no dito mosteiro, indo em peregrinação a Santiago de Compostela.
Uma hipótese sobre a ascendência de Mendo Alão, baseada na raridade do seu patronímico, Alanus, dá-o como filho de Alano de Nantes, 5º Conde de Nantes, que fugiu da Bretanha para Leão, sendo possívelmente o fundador do mosteiro de São Salvador de Castro de Avelãs. Este seria casado com uma filha do Conde Odoarius, Presor em Chaves, que possivelmente também está relacionado com a fundação do Mosteiro de Castro de Avelãs.
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
quinta-feira, 30 de abril de 2015
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário