Termina hoje, no distrito de Bragança, a operação "Colmeia Segura". Foram dois meses de fiscalização intensa de apiários, levada a cabo pela GNR de Bragança, para evitar roubos de colmeias.
Uma ação justificada pelo elevado número de furtos que aconteceram, o ano passado, por esta altura.
Março e Abril de 2014 foram dois meses críticos. Uma onda de furtos de colmeias e enxames, sem precedentes, caiu sobre os produtores de mel do distrito transmontano.
A operação Colmeia Segura teve duas ações muito concretas, que surtiram efeito. O ano passado foram feitas cerca de 150 queixas de furtos, este ano, rondaram as 30. Números que deixam os produtores de mel satisfeitos, diz Manuel Gonçalves, presidente da Associação de apicultores de Montesinho.
Também o presidente da Federação Nacional de Apicultores acrescenta que a partir de Junho e com a obrigatoriedade da georeferênciação dos apiários no site da Direção Nacional de Veterinária tudo ficará mais fácil para fiscalizar e perceber a movimentação das colmeias.
Em Portugal o número de pessoas a viver exclusivamente do mel tem aumentado e as preocupações com a segurança e organização de setor, também.
Em Bragança a Operação Colmeia Segura termina hoje mas a GNR vai continuar no terreno, atenta às movimentações das colmeias e dos produtores de mel.
TSF
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário