Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Cirurgia inédita em Coimbra: doente de Bragança, cego, volta a ver

Em Coimbra foi realizada uma cirurgia inédita em todo o mundo. Doente com cegueira considerada "irreversível" recupera 1/10 da visão.


Martinho Santos Martins era um cego considerado irreversível. Estavam errados.

Pelas mãos do fundador do Centro Cirúrgico de Coimbra, o cirurgião oftalmologista António Travassos, Martinho está agora apto para contar os cinco dedos de uma mão à distância de um metro, apenas dois dias depois da intervenção cirúrgica efectuada por três médicos, em pouco mais de cinco horas.

A cirurgia nunca havia sido feita: nem em Portugal, nem no Mundo. É inédita e teve mais sucesso do que o próprio médico esperara, até porque nunca deu certezas ao doente de 69 anos, vindo de Bragança com a última ponta de esperança, depois de ser considerado um caso sem solução. O procedimento necessitava de um "encaixe perfeito". Travassos conseguiu-o: recortou um círculo perfeito para poder transplantar toda a córnea e ainda uma coroa circular de esclera do olho esquerdo para o olho direito.

Depois da cirurgia, Martinho Santos Martins caminhou de forma autónoma, com o olho direito a ter 1/10 de visão.

O olho esquerdo continua cego, mas agora Martinho vê, realmente, a luz ao fundo do túnel e é a personificação de esperança para todos aqueles a quem a palavra "irreversível" foi dita.

Porto Canal

Sem comentários:

Enviar um comentário