terça-feira, 15 de setembro de 2015

CONFAGRI e AATM pedem Integração de Aproveitamento Hidroagrícola no «Plano de Ordenamento das Albufeiras do Baixo Sabor – POABS»

A CONFAGRI em colaboração com a Associação de Agricultores de Trás-os-Montes- AATM pediram a Integração de Aproveitamento Hidroagrícola no «Plano de Ordenamento das Albufeiras do Baixo Sabor – POABS». O objectivo é aumentar a área de regadio na região de forma a potenciar os recursos agrícolas locais.

Contra embalse da Barragem do Baixo sabor. Foto: A Terceira Dimensão Fotografia Aérea  
Segundo a CONFAGRI, "é na região de Trás-os-Montes que se verifica um dos maiores aumentos da temperatura média do ar, em relação ao período de 1971 a 2000, com reflexos negativos no desenvolvimento de muitas culturas, e condicionando fortemente a competitividade da agricultura de uma vasta região". 

A confederação refere que o aproveitamento hidroagrícola das albufeiras do Baixo Sabor é um anseio de muitos agricultores e, em particular, dos agricultores dos concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros, Alfandega da Fé, Mogadouro, Vila Flor e Torre de Moncorvo, "e poderia, tendo em consideração os 3.500 Km2 do Baixo Sabor, beneficiar cerca de 17.000 hectares".

Considerando os importantes benefícios que podem advir em termos da preservação e do desenvolvimento daquele espaço rural, bem como do surgimento de novas oportunidades para os agricultores da região, a CONFAGRI, em colaboração com a sua associada Associação de Agricultores de Trás-os-Montes- AATM, solicitou ao Governo a integração da possibilidade de aproveitamentos hidroagrícolas no POABS, informa uma nota de imprensa daquela confederação de agricultura.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário