sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

A mais antiga feira de enchidos do país é em Vinhais e já começou

A mais antiga feira de enchidos do país é em Vinhais e já começou. É desta forma que o presidente do Município de Vinhais se refere ao certame que comemora este ano 36 anos e serve de montra dos produtos típicos do concelho e da região, com destaque para o fumeiro. Américo Pereira frisa o sucesso desta feira, caracterizando-a como uma montra da região.
“Esta feira é a feira de enchidos mais antiga do país. É uma montra daquilo que se faz na nossa região. As pessoas que têm os seus produtos expostos não são só do concelho de Vinhais, são de toda a região. Era esse o nosso objectivo e temos vindo a consegui-lo: transformar esta feira na grande montra das actividades económicas, no campo dos enchidos, da região de Trás-os-Montes. É uma actividade que está a crescer, está bem implantada e estamos no bom caminho”, considera Américo Pereira. 
Na opinião do autarca, a qualidade dos produtos, e em particular, do fumeiro, está na base do sucesso da feira, “associada a outras componentes que a tornam única, como a gastronomia, artesanato ou os concertos”. 
Motivos que fazem com que centenas de expositores procurem a Feira do Fumeiro de Vinhais para vender os seus produtos. Dentro e fora do recinto estão mais de 500 expositores e outros 150 ficaram de fora. Além do fumeiro, são muitos os vendedores que aproveitam as cerca 50 mil pessoas que passam pelo certame para vender outro tipo de produtos. 
É o caso de Domingos Tomé, de Vila real, que vem a esta feira há 6 anos. “Vendo chocolates e esta é uma época em que o chocolate é nobre, até pela proximidade do Dia dos Namorados. Esta é uma feira excelente, com uma grande organização. É sempre um prazer estar aqui presente”, contou. 
Já Maria Eugénia Xavier, veio de Valpaços e garante que vale a pena a deslocação a este certame, onde vendo produtos de padaria há 8 anos. “Vinhais é uma terra em que se vende muito bem, as pessoas são muito agradáveis e recebem-nos muito bem. Só costumo vir a esta feira e à Feira do Granito, em Vila Pouca de Aguiar. As outras feiras que acontecem pela região, não compensam e não vale a pena, porque são grandes os gastos”, constatou. Uma das novidades da feira é a exposição Bísaro Pig Parade e a inauguração do Centro de Interpretação do Porco Bísaro, marcada para amanhã. 
Na animação musical destaque hoje para a actuação dos Blasted Mechanism e amanhã Mickael Carreira. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário