Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

A mais antiga feira de enchidos do país é em Vinhais e já começou

A mais antiga feira de enchidos do país é em Vinhais e já começou. É desta forma que o presidente do Município de Vinhais se refere ao certame que comemora este ano 36 anos e serve de montra dos produtos típicos do concelho e da região, com destaque para o fumeiro. Américo Pereira frisa o sucesso desta feira, caracterizando-a como uma montra da região.
“Esta feira é a feira de enchidos mais antiga do país. É uma montra daquilo que se faz na nossa região. As pessoas que têm os seus produtos expostos não são só do concelho de Vinhais, são de toda a região. Era esse o nosso objectivo e temos vindo a consegui-lo: transformar esta feira na grande montra das actividades económicas, no campo dos enchidos, da região de Trás-os-Montes. É uma actividade que está a crescer, está bem implantada e estamos no bom caminho”, considera Américo Pereira. 
Na opinião do autarca, a qualidade dos produtos, e em particular, do fumeiro, está na base do sucesso da feira, “associada a outras componentes que a tornam única, como a gastronomia, artesanato ou os concertos”. 
Motivos que fazem com que centenas de expositores procurem a Feira do Fumeiro de Vinhais para vender os seus produtos. Dentro e fora do recinto estão mais de 500 expositores e outros 150 ficaram de fora. Além do fumeiro, são muitos os vendedores que aproveitam as cerca 50 mil pessoas que passam pelo certame para vender outro tipo de produtos. 
É o caso de Domingos Tomé, de Vila real, que vem a esta feira há 6 anos. “Vendo chocolates e esta é uma época em que o chocolate é nobre, até pela proximidade do Dia dos Namorados. Esta é uma feira excelente, com uma grande organização. É sempre um prazer estar aqui presente”, contou. 
Já Maria Eugénia Xavier, veio de Valpaços e garante que vale a pena a deslocação a este certame, onde vendo produtos de padaria há 8 anos. “Vinhais é uma terra em que se vende muito bem, as pessoas são muito agradáveis e recebem-nos muito bem. Só costumo vir a esta feira e à Feira do Granito, em Vila Pouca de Aguiar. As outras feiras que acontecem pela região, não compensam e não vale a pena, porque são grandes os gastos”, constatou. Uma das novidades da feira é a exposição Bísaro Pig Parade e a inauguração do Centro de Interpretação do Porco Bísaro, marcada para amanhã. 
Na animação musical destaque hoje para a actuação dos Blasted Mechanism e amanhã Mickael Carreira. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário