Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Aldeia de Felgueiras recebeu percurso pedestre da “Rota dos Cerieiros”

Teve lugar no passado dia 31 de Janeiro, em Felgueiras, a Rota dos Cerieiros, que contou com a presença de cerca de 90 participantes.

Sendo que o fabrico da cera em Felgueiras remonta pelo menos ao início do séc. XIX e conheceu grande expansão, tornando-se o maior centro produtor e distribuidor da região, a União de Freguesias de Felgueiras e Maçores com o apoio da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo organizaram este percurso pedestre que além das belíssimas paisagens dá a conhecer a sua identidade e as suas tradições.a de 90 participantes. 

A rota dos cerieiros desenrola-se pelos caminhos usados antigamente nas lides comunitárias do povo de Felgueiras quer na produção de mel, na confeção de velas e círios ou nas eiras comunitárias onde a população ia malhar os cereais. a de 90 participantes. 

A caminhada teve início no Largo da Igreja Matriz de seguida desenrolouse pela Fonte, Largar Comunitário da Cera, tanque da Couraceira e casa do embaixador Armando Martins Janeira.a de 90 participantes. 

O percurso passou pela eira do meio e pelos palheiros, seguindo junto da ribeira de Santa Marinha, onde se puderam observar as ruínas dos moinhos e várias silhas ou muros apiários. Destaque também para a passagem pela capela de Nossa Senhora dos Prazeres, usada para devoção pelas famílias que moravam nos moinhos, ao longo da ribeira de Santa Marinha. Foram elas que iniciaram a tradição da festa da Pascoela, que todos os anos se realiza nesta capela, uma semana depois da Páscoa.

 NI-Luciana Raimundo

Sem comentários:

Enviar um comentário