Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Vinhais // Celas é um exemplo de partilha de recursos

A partilha de recursos é o caminho a seguir e já é isso que acontece no Centro Social Paroquial de S. Genésio, em Celas (Vinhais).
Esta valência, inaugurada no sábado por D. José Cordeiro, é gerida pela mesma equipa que está à frente do Centro Social Paroquial N. Sra. do Amparo, em Rebordãos, no concelho de Bragança. “São já frutos do trabalho de reorganização das unidades pastorais. Embora Celas seja do município de Vinhais pertence à Unidade Pastoral que está sediada em Rebordãos, no concelho de Bragança. As paróquias, as comunidades, não têm fronteiras. A caridade é partilhada, a misericórdia é sem fronteiras”, explicou o bispo diocesano, D. José Cordeiro.
“As instituições, os centros sociais paroquiais, as várias comunidades partilham recursos, partilham saberes, partilham experiências, partilham a vida, respeitando as autonomias, as normativas sociais e que existem em cada município mas o centro é a pessoa, a dignidade da pessoa humana. Aqui, como noutras realidades podemos testemunhar isso. A diaconia da caridade, a par da liturgia e da catequese, que são as três dimensões da vida da Igreja, inter-relacionam-se e auguro com muita esperança o presente e o futuro, em concreto, desta instituição”, frisou, ainda, o prelado.
Este centro está já a prestar apoio domiciliário a dez utentes, mas tem capacidade para acudir a 25. “É uma zona onde os utentes sentem muitas carências, ao nível de habitação e não conhecem este tipo de respostas sociais. Apesar de ter só SAD tem ótimas instalações. Queremos também investir muito na formação dos cuidadores informais. E já temos uma viagem programa para dia 20, ao presépio do Cavalinho, em Espinho”, disse a diretora técnica, Jacinta Lemos. Neste momento estão a ser prestado os serviços de alimentação, da higiene e conforto, do tratamento de roupas, teleassistência e enfermagem.

in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário