Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

“Fátima, o dia em que o sol bailou” no Teatro Municipal de Bragança

O espetáculo “Fátima, o dia em que o sol bailou”, alusivo às aparições e à mensagem de Fátima, chega esta semana ao Teatro Municipal de Bragança. Encomendado pelo Santuário de Fátima no contexto da celebração do Centenário das Aparições e estreado com casa-cheia no Grande Auditório do Centro Pastoral de Paulo VI, no passado dia 13 de maio, “Fátima, o dia em que o sol bailou” pretende alcançar agora uma amplitude maior e apresentar-se em outros palcos de Portugal e do Mundo.
Tem estreia marcada para quarta-feira, 25, e prolonga-se até ao próximo sábado.

“Nos três espetáculos de estreia apresentados no Auditório do Centro Pastoral Paulo VI e nos quais atuámos para seis mil pessoas sentimos sobretudo o carinho e o interesse do público, dos fatimenses e dos peregrinos, que apreciaram o nosso esforço de interpretar artisticamente o acontecimento e a mensagem das aparições.”, recordam Cláudia Martins e Rafael Carriço, diretores artísticos e coreógrafos da companhia de dança Vórtice, responsável pelo espetáculo.
A base temática de “Fátima, o dia em que o sol bailou” é o contexto social e cultural das aparições de Fátima, bem como o reflexo desses acontecimentos no tempo presente. Cláudia e Rafael sublinham que o espetáculo “tece uma reflexão atual e contemporânea do acontecimento e da mensagem”, algo que “continua a mostrar que os apelos deixados na Cova da Iria em 1917 têm atualidade”.

“Na peça são retratados alguns dos momentos mais marcantes, ocorridos de maio a outubro de 1917, tais como a aparição em que ‘uma Senhora vestida de branco, mais brilhante que o sol’ apela à oração e pede às três crianças, Lúcia, Francisco e Jacinta, que rezem o terço todos os dias, para que se alcance a paz no mundo e o fim da guerra”, sublinham Cláudia Martins e Rafael Carriço.

A Visão do Inferno, o Milagre do Sol e a Morte da Jacinta são outros dos momentos representados. “No decorrer da peça há uma viagem no tempo, fazendo-se o paralelismo de situações passadas com situações presentes”, explicam os autores deste trabalho artístico, para sublinhar que dois elementos-chave perpassam a mensagem do espetáculo: “A fé e a esperança são-nos dadas como veículos de superação das adversidades”. 
O convite à Vortice Dance Company para levar o espetáculo ao norte do país surgiu da parte da Autarquia Municipal de Bragança. Assim, no final de maio “Fátima, o dia em que o sol bailou” estará no Teatro Municipal de Bragança, espaço onde a Vortice Dance Company apresenta as suas produções com regularidade. No dia 25 de maio, quarta-feira, sobe ao palco às 21:30. No dia seguinte às 15:00. No dia 27, a Comunidade Escolar de Bragança é convidada, às 10:30, a assistir aos ensaios e, durante a tarde, às 15:00, será possível participar, gratuitamente mediante inscrição prévia, numa Aula de Dança. No sábado, o espetáculo multidisciplinar é apresentado em duas sessões, às 15:00 e às 21:30. 

Os bilhetes estão disponíveis para venda, pelo valor de 6€ para adultos e 4€ para estudantes, junto do Teatro Municipal de Bragança.

Sem comentários:

Enviar um comentário