Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Município de Miranda do Douro lança projeto “Memória Ativa”

A partir do mês de junho, o Gabinete de Apoio à Família, do Município de Miranda do Douro implementa o projeto “ Memória Ativa”. Este pretende prevenir e ativar as funções congénitas, aplicando técnicas para treinos de memória, onde se pretende usar um processo terapêutico que permita a recuperação das funções cognitivas, através da estimulação cerebral.
Este projeto surge no âmbito da intervenção psicossocial, tendo como principal objetivo evitar a redução das funções cognitivas tais como: falta de iniciativa e de motivação; défice no desempenho das atividades da vida diária ou da vida prática; perda de memória; perda de autoestima e ainda perda de importantes informações. Em casos avançados, como a doença de Alzheimer, mais do que perder informações importantes a pessoa perde a identidade, a história e a independência diária.

De forma a criar estímulo na estrutura cerebral que são pouco exercitados no dia-a-dia, a proposta passa por sensibilizar, consciencializar e introduzir novas práticas para a memória diária e no trabalho, como também exercitar as funções cognitivas de maneira funcional.

Destina-se a várias faixas etárias desde crianças a adolescentes que pretendam obter melhor rendimento escolar a adultos e séniores que pretendam exercitar um melhor desempenho das capacidades cognitivas.

Serão realizadas sessões em grupo e individuais, dependendo do diagnóstico, serão apresentados exercícios sobre cada uma das funções específicas como por exemplo: atenção, concentração, memória, cálculo, linguagem, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário