Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 28 de maio de 2016

Fumo branco – está assinado o acordo que coloca, definitivamente, o heli do INEM em Macedo

Agora é “definitivo” e “irrevogável” – o helicóptero de Emergência Médica fica em Macedo de Cavaleiros. Hoje, no Heliporto Municipal de Macedo de Cavaleiros foi assinado o acordo que sela a incerteza levantada em 2012, pela possibilidade de reposicionar o meio aéreo em Vila Real. Os processos, que ainda corriam em tribunal, quer por parte dos 12 autarcas do distrito de Bragança, quer por parte do INEM, vão ser retirados.
É o ponto final desta questão, com um “ato de justiça” para com as populações do interior, considera o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, que veio ratificar o acordo com os autarcas da região.

“Claramente ficou dito que é um ponto final na litigância e na conflitualidade entre o poder central e a administração local, e, sobretudo, as populações.

Num país que, infelizmente, ainda tem poucos recurso, tem poucos meios para responder a necessidades, tem que ter prioridades. E não considerar que o interior e as regiões mais desfavorecidas, quer em termos de rendimento económico, quer da própria proximidade aos cuidados, no topo das prioridades, é uma injustiça. Por isso, ao contrário, este protocolo é um ato de justiça.

O importante não é estar perto do hospital, é estar perto dos sinistrados. O meio aéreo aqui tem melhores condições técnicas e atmosféricas, além de ter um grande número de ativações.”

O fim de uma luta que foi difícil, e que muito se ficou a dever ao querer das populações, ressalva o autarca local, Duarte Moreno.

“Foi uma longa luta, e difícil. Conversar com os governos não é fácil. Nós sabemos que em termos de matérias económicas não tem sido fácil a vida do país, e, quando se tratam de números que passam nas “caixinhas” de Excel, e que se vê que o número é grande para tão pouca população, mais difícil se torna.

Significa também que quando as populações trabalham em conjunto, conseguem trazer os meios para os seus territórios.”

A população, que por três vezes se juntou em manifestações contra a saída do meio aéreo para Vila Real, também marcou presença. Ilídio Mesquita, que integrou os movimentos populares, mostra-se naturalmente satisfeito com este desfecho.

“Este é um dia de alegria, de paz e de tranquilidade, porque chegamos ao fim de uma luta.

Mas estamos atentos e vigilantes, porque é uma causa comum, mantém o helicóptero onde ele é preciso, junto das populações. Não nos tirem o que temos de mais precioso, que é a saúde.”

Ao longo destes 4 anos, as justas em tribunal custaram, segundo o presidente macedense, 60 mil euros ao distrito. O helicóptero, que hoje firmou lugar em Macedo de Cavaleiros, é aquele que mais voos faz no país. Em média,  levanta 1,2 vezes por dia, e serve também o distrito da Guarda e Viseu, e a região do Minho.

Duarte Moreno anunciou ainda, durante o seu discurso, que estão previstas obras de melhoramento no Heliporto Municipal, no âmbito do pacto assinado pela CIM (Comunidade Intermunicipal) Terras de Trás-os-Montes, em agosto do ano passado.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário