Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Município de Vinhais ajuda suinicultores no combate a doença de Aujeszky

O Município de Vinhais vai apoiar os criadores de suínos no combate à doença de Aujeszky.
Está é uma doença infecto-contagiosa, causada por um vírus e tem-se constituído como um grave problema sanitário a afectar o sector suinícola.
Para evitara a propagação é essencial proceder à vacinação e rastreio serológico anual dos animais, medidas que integram o Plano de Controlo e Erradicação da doença de Aujeszky, estabelecido pelos Estados-membros para fazer face a este problema. 
O presidente do município de Vinhais, Américo Pereira, refere que a autarquia entendeu ser fundamental apoiar este programa. “Isto é uma campanha que está a ser feita a nível nacional e portanto tem a ver com a erradicação de uma determinada doença que está perfeitamente identificada e Portugal há muitos anos empenhado está no combate a esta doença. Agora foi-nos solicitado o apoio dos suinicultores, porque nós também já pagamos a sanidade animal nos pequenos e nos grandes ruminantes e estavam de fora os suínos”, refere. 
A autarquia entendeu agora estender o apoio à área dos suínos, assumindo os custos do rastreio, o que terá um custo total de 7500 Euros. “O que fizemos agora foi dar uma ajuda para que os produtores mais facilmente possam colaborar com o estado português, sentido de os ajudar a suportar esta despesa”, justifica. 
Entre as situações mais graves provocadas pela doença, destacam-se a elevada mortalidade dos leitões, a imunodepressão e atraso no crescimento e as perdas reprodutivas. 
A prevenção e o controlo desta doença ficam a cargo da ANCSUB (Associação Nacional de Suínos de Raça Bísara) e da OPP (Organização de Produtores Pecuários) de Vinhais. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário