Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Soutos de Vinhais têm este ano menos casos de vespa da galha mas autarca mantêm-se preocupado com a identificação do problema

O Município de Vinhais e a Associação Arborea detectaram este ano 220 castanheiros infectados com a vespa da galha, no âmbito do programa estratégico de combate a esta praga desenvolvido pelo segundo ano pelas duas entidades. Trata-se de uma diminuição em relação ao ano anterior, quando no plano de vistoria aos novos soutos tinham sido identificadas 600 árvores afectadas com este problema.
De acordo com o autarca de Vinhais, Américo Pereira, a acção inspectiva do ano passado impediu a propagação da praga. “Voltamos a repetir a mesma operação, que, este ano, abrangeu uma visita a todos os soutos que foram inspeccionados no ano passado, mas também aqueles que foram plantados este ano. O resultado mostrou que, nos soutos que tinham sido inspeccionados no ano passado, a presença da vespa foi praticamente nula, o que demonstra que as medidas implementadas resultaram. No entanto, foram detectados alguns casos nos soutos plantados este ano. È caso para preocupação. Vamos continuar a aplicar este plano para o ano e continuar a desenvolver esforços”, revelou o autarca.

Neste momento a vespa da galha do castanheiro é a praga que mais preocupa os produtores de castanha de Vinhais, sendo que ataca principalmente os soutos mais novos, provenientes de árvores importadas e cuja validade sanitária a autarquia considera duvidosa.

Por esse motivo, o presidente do município lamenta o facto de o ministério da agricultura e outras entidades não realizarem um controlo mais apertado das árvores provenientes do estrangeiro e que se destinam a ser plantadas em Portugal, apelando à direcção Regional de Agricultura e às demais entidades envolvidas, que no próximo ano “levem esta realidade” mais a sério e que trabalhem na prevenção.

Para já a autarquia de Vinhais mantém a aposta na fiscalização, realizada nos meses de Abril e Maio, altura em que se verificam as posturas da vespa.Um plano que será repetido no próximo ano. 

Olga Telo Cordeiro
Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário