Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Igreja Da Misericórdia de Mirandela reabre após restauro

Oito anos depois, a Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela reabriu as suas portas. Encerrada em 2008, devido ao avançado estado de degradação, foram necessários vários anos de obras de restauro e consolidação das suas estruturas, com um investimento de 273 mil euros financiados no âmbito da parceria para a regeneração urbana tuaMirandela.
Para o autarca local, trata-se de um momento importante e até comovente, pela enorme complexidade nesta intervenção, atendendo ao facto de se tratar de um imóvel classificado. António Branco também entende que esta obra vai ajudar a dinamizar o centro histórico.

“Esta é uma igreja que diz muito à história mirandelense e quando se deu o seu encerramento foi um vazio que foi criado e também foi um processo muito difícil porque tem dimensões de questões técnicas que envolverão a câmara municipal, a Associação de Municípios, a Direcção Regional de Cultura do Norte o arquitecto e até voluntários”, explica o autarca.

A inauguração das obras de restauro foi presidida pelo Bispo da Diocese de Bragança-Miranda que enalteceu o esforço considerável para que fosse uma realidade. Dom José Cordeiro considera que é uma boa forma de iniciar as comemorações dos 500 anos que a santa casa da misericórdia de Mirandela vai assinalar em 2018.

“Serve também de pórtico para o jubileu dos 500 que a misericórdia vai celebrar em 2018 e abrimos aqui essa porta. Não só olhando para o passado e preservando e conservando, mas construindo o presente e projectando o futuro. O desafio é dar continuidade a esta obra não só no aspecto físico, mas também no bem, na paz na misericórdia”, sublinha o bispo diocesano.

Para o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela este é um momento marcante e que vem colmatar uma enorme lacuna. Adérito Gomes espera que a igreja também venha a servir para a realização de concertos de música erudita, estando já perspectivada “a assinatura de um protocolo, com a Esproarte de Mirandela, no sentido de o espaço ser utilizado para concertos periódicos de música erudita”.

“Há uns anos que estávamos impedidos de presar culto e a igreja irá estar aberta ao culto sempre que se entenda necessário, mas a igreja não tem só de servir para culto religioso”, entende.

A Igreja da Misericórdia, local histórico e marcante da cidade de Mirandela, reabriu, oito anos depois de ter sido encerrada devido ao avançado estado de degradação. 

Escrito por Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário