Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Praça dos Combatentes inaugurada em Macedo de Cavaleiros

Foi ontem inaugurada a Praça dos Combatentes, em Macedo de Cavaleiros.
O espaço é uma homenagem aos homens do concelho, 45 no total, que perderam a vida durante a 1ª Guerra Mundial e do Ultramar, e ocupa o lugar o antigo cemitério na cidade, junto à Avenida D. Nuno Álvares Pereira.

Fica a memória, e a certeza de um passado que não se quer repetido, nas palavras do Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.

“A memória serve para o passado, para o presente e para o futuro.

Serve para relembrar os que morreram nas lutas em que Portugal entrou, mas também serve para pensarmos que não queremos ter guerras.”

A nova praça custou 135 mil euros. Aquando do anúncio do local da construção, surgiram outras ideias para o espaço. A obra foi avante, e Duarte Moreno, presidente do município, considera que o lugar e a cidade saem dignificados.

A inauguração coincidiu com o 5º aniversário do Núcleo da Liga dos Combatentes de Macedo de Cavaleiros, como, de resto, tinha sido antecipado no ano passado.

Dentro dos timings estabelecidos, António Baptista, presidente do Núcleo, lembra que era uma homenagem pedida, justamente, há 5 anos.

Apesar de não ser da sua jurisdição, Jorge Gomes admite que, atualmente, as ajudas aos ex-combatentes possa não ser o necessário, mas também não deve haver um tratamento diferenciado.

A Liga dos Combatentes apoiou no ano passado mais de 12 mil pessoas, segundo Chito Rodrigues, presidente da secção nacional. O apoio do Estado não é o desejado, apesar de a Liga não estar dependente disso.

Declarações à margem da inauguração da Praça dos Combatentes, em Macedo de Cavaleiros. O monumento representa um barco, simbólico da viagem para a guerra, e no seu interior tem inscritos os nomes dos macedenses que tomaram em luta pela pátria. O design ficou a cargo dos profissinais da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes

Por todo o país, há 400 monumentos em homenagem aos ex-combatentes.



Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário