Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Alfândega da Fé distinguida nas áreas de acessibilidade e turismo pela rede de Cidades e Vilas de Excelência

Alfândega da Fé recebeu a bandeira de nível 2 de excelência. A localidade integra há três anos a Rede Cidades e Vilas de excelência e foi agora distinguida nos eixos de acessibilidades para todos e de turismo. Nos últimos anos, o município tem trabalhado para tornar a vila mais acessível quer em edifícios públicos, como a câmara e a biblioteca municipais, quer em outros espaços que foram alvo da regeneração urbana, conforme explicou Berta Nunes, presidente do município de Alfândega da Fé.
“Para aderirmos a esta rede tivemos de nos comprometer com um plano de acção e escolher algumas das áreas que esta rede inclui. Escolhemos a área de vila acessível e inclusiva, até pelo facto de sermos uma comunidade bastante envelhecida. Na intervenção que fizemos de requalificação do centro da vila, no local das passadeiras rebaixamos o passeio de forma a que uma cadeira de rodas possa passar de um lado para o outro da rua e estamos também colocar rampas nos edifícios e torná-los acessíveis”, garante.

O turismo é outra das vertentes que tem sido trabalhada pela autarquia no âmbito deste projecto, porque a autarquia considera que “o turismo e a atractividade da vila e do concelho é uma oportunidade de desenvolvimento”. “Temos vários compromissos a esse nível da dinamização do espaço público, eventos culturais e agenda turística e de divulgar o alojamento disponível no concelho”, adiantou a autarca.

A rede de vilas e cidades de excelência, que reúne 37 municípios, apresenta 5 bandeiras de níveis diferentes. Alfândega da Fé que é o único concelho do distrito de Bragança que integra este projecto, e ganhou agora a bandeira de segundo nível, mas pretende continuar a subir nesta escala, com a ajuda de fundos comunitários.

A bandeira de vila de excelência que reconhece as boas práticas em matéria de acessibilidade e turismo foi entregue ao município de Alfândega da Fé, na passada sexta-feira. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário