Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Apresentação de vídeo contra violência assinala dia internacional da pessoa com deficiência

A ASCUDT - a Associação Sócio-Cultural dos Deficientes de Trás-os-Montes - assinalou o dia internacional da pessoa com deficiência com um workshop de prevenção de negligência e maus tratos e a apresentação de um vídeo sobre a violência intitulado “Eu sou contra. E tu?”. 
Uma forma de alertar a comunidade para os vários tipos de violência, doméstica, contra idosos, no namoro, infantil e contra os animais, e que contou com mensagens do presidente da câmara de Bragança, de representantes de estudantes do Instituto Politécnico e dos Bombeiros da cidade, entre outros. “O objectivo principal é sensibilizar a comunidade para todo o tipo de maus-tratos, negligência e violência, contra todos os seres. Um vídeo está mais acessível e é mais fácil de divulgar nas redes sociais e nos meios digitais”, explica Manuela Miranda, directora da instituição.

Uma problemática que afecta também os portadores de deficiência como assumiu a responsável.

No workshop que decorreu sexta-feira no auditório da PSP, em Bragança, o comandante desta força policial, Amândio Correia, adiantou que os números de violência doméstica não têm tido tendência a aumentar, tendo-se registado nos últimos anos uma média de 108 casos, na área de abrangência da PSP de Bragança.

“Temos nesta altura, tendo em conta os últimos 6 anos, uma média de 108 casos. O ano passado houve 90 casos e este ano estamos até ao início de Dezembro com 105 casos ”, adiantou.

Já no que diz respeito à violência contra idosos as denúncias têm vindo a aumentar no distrito, de acordo com a responsável do projecto direcionado a esta faixa etária do Núcleo de Atendimento à Vítima de Bragança. Irina Narquel adiantou que entre Outubro de 2015 e Setembro deste ano houve 47 sinalizações.

“Aumentou o número de denúncias, aumentou significativamente a prevalência de idosos vítimas de violência doméstica. Desenvolvemos um projecto especificamente dessa área e esse aumento tem a ver com a consciencialização social desta problemática, as campanhas de prevenção têm resultados positivos”, refere.

Ao longo da semana passada foram várias as instituições do distrito que não deixaram passar em branco o dia internacional da pessoa com deficiência, que se assinala a 3 de Dezembro. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário