Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Mogadouro vai investir dois milhões na requalificação de bairro social

A câmara de Mogadouro vai arrancar com as obras de requalificação do antigo bairro do Fundo Fomento de Habitação, situado na vila transmontana. O anúncio foi feito, esta sexta-feira, por uma fonte da autarquia.
Foto:diariodetrasosmontes.com
O montante envolvido no projeto ronda 1,5 milhões de euros e permitirá construir 22 fracções de habitação das tipologias T2 e T3, repartidas por dois edifícios, as quais serão depois disponibilizadas a custos controlados.

"O projecto pretende resolver quase na totalidade os problemas habitacionais das famílias que habitam naquela área da vila e permitir a sua requalificação urbana", referiu o vereador das Obras Públicas, António Pimentel, em declarações à Lusa.

O montante a investir será financiado através de um empréstimo proveniente do Banco Europeu de Investimento, cujo montante ronda os 552 mil euros, havendo ainda envolvidos 335 mil euros a fundo perdido, disponibilizados através de um protocolo assinado com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana. Os restantes 550 mil serão capitais provenientes dos cofres da autarquia.

"O investimento permitirá resolver uma questão urbanística que em nada dignifica a vila e ao mesmo tempo ajudar a recuperar uma zona que se vem degradando ao longo dos últimos anos, já que há habitações devolutas e outras complementadas com anexos onde tudo é guardado, desde animais a artefactos agrícolas", acrescentou o vereador.

Por outro lado, o responsável é da opinião de que, actualmente, o bairro está transformado num "gueto", o que não permite uma boa limpeza urbana, nem a construção de infraestruturas públicas devido ao avançado estado de degradação do local.

Ao longo da última década as casas do bairro foram sendo abandonadas pelos seus proprietários e de imediato ocupadas de forma ilegal, enquanto o antigo Instituto de Gestão e Alienação do Património Habitacional do Estado não investiu na sua requalificação daquela área.

Os responsáveis autárquicos esperam que a construção das novas habitações esteja em marcha no primeiro trimestre de 2012.

Jornal de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário