Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Presépio da escola Emídio Garcia adorna Catedral de Bragança

Durante esta quadra natalícia, a catedral de Bragança tem um presépio feito pelos alunos da escola Secundária Emídio Garcia. São as três figuras da sagrada família esculpidas à escala real.
O presépio foi o vencedor do ano passado do concurso de natal de promovido pelo município de Bragança e este ano foi escolhido para estar junto ao altar da catedral durante as comemorações desta quadra, por se aproximar da expressão das restantes obras do templo, como explicou o professor do curso de artes visuais da escola secundária Emídio Garcia e coordenador deste projecto, Manuel Trovisco.

“Este trabalho esteve no ano passado na época natalícia na entrada da escola e foi visto por responsáveis da catedral e pediram-nos para o montar aqui na catedral, uma vez que a expressão das figuras se adapta às figuras que tem a catedral, cria uma certa unidade”, salienta.

Neste projecto, foram usados materiais pouco dispendiosos. A estrutura das figuras é de esferovite, mas com os acabamentos finais podem ser confundidas com peças de bronze ou outro metal semelhante.

“Este trabalho foi feito com esferovite, que é tratada com cola usado no capoto para que a esferovite não se dissolva com tintas sintéticas, essa pintura primeiro é feita com subcapa de preto e depois é aplicada com tinta metalizada para dar aspecto de bronze ou ouro velho”, destaca.

Um presépio original feito no curso de artes visuais da escola secundária Emídio Garcia que está na catedral de Bragança até ao dia de reis. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário