Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Mais eficiência na iluminação pública de Mirandela

Dando continuidade às ações para uma maior eficiência energética que a Câmara Municipal de Mirandela tem vindo a desenvolver, está agora a decorrer a colocação de iluminação LED em alguns pontos da cidade, nomeadamente junto à ULS do Nordeste, na Rua da Índia e na Rua Vasco da Gama, que contribuem significativamente para uma iluminação pública mais eficiente.
De forma gradual, estão a ser substituídas as luminárias de tecnologia convencional por iluminação LED que, além das vantagens da qualidade da luz e para o meio ambiente, estima-se uma redução do consumo energético e respetivos custos em 62,4%.

Esta ação é promovida pela EDP ao abrigo do contrato de concessão de distribuição de energia elétrica de Baixa Tensão celebrado com o Município de Mirandela e, de forma faseada, será estendida a toda a cidade e ao concelho.

Desde o ano 2012 foram já várias as ações deste plano municipal para a eficiência energética implementadas, com considerável redução da fatura energética, nomeadamente: o desligamento de forma concertada de pontos de luz na cidade, que permitiu uma poupança anual na ordem dos 36.000€; a racionalização do horário de funcionamento da iluminação pública e das fachadas de edifícios públicos, jardins, rotundas e estátuas com a implementação de equipamentos que desligam parte ou totalmente a iluminação a partir de uma determinada hora da noite; a instalação de reguladores de fluxo luminoso à cabeça da rede de iluminação pública, que permitiu reduzir a fatura energética da iluminação pública em cerca de 30% e, mais recentemente, foram também substituídos os projetores de tecnologia convencional que iluminavam o interior da Piscina Municipal por projetores LED, o que representa um redução do consumo energético de cerca de 74,5%.

Sem comentários:

Enviar um comentário