Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Faleceu Adélia Garcia, a cantadeira de Caçarelhos que era uma “biblioteca”da cultura popular transmontana

Morreu Adélia Garcia, a famosa cantadeira de Caçarelhos que esteve na base da recolha de muitas cantigas que vieram a ser interpretadas por artista nacionais como, por exemplo, Né Ladeiras.
Adélia Garcia era uma fonte inesgotável de saber popular e estava sempre disposta a colaborar com quem a procurava na aldeia do concelho de Vimioso para amavelmente transmitir o seu vastíssimo e rico conhecimento. 

Né Ladeira e os Galandum Galundaina dela receberem muitos ensinamentos. Os Galandum Galundaina lamentam na sua página do facebook o seu falecimento. “Foi com tristeza que soubemos da morte desta artista que sempre esteve disponível para nos cantar e contar o que sabia e para nos ajudar na animação do festival L Burro i l Gueiteiro”, refere o o grupo lamentando esta perda que dizem ser “uma biblioteca que desapareceu”.

No caso de Né Ladeiras, uma artista também com raízes  no Planalto Mirandês, recolheu dela algumas das suas canções populares. No seu terceiro álbum, intitulado "Traz os Montes", um trabalho editado no ano de 1994, a cantora incorpora uma faixa chamada a "A Fonte do Salgueirinho " onde surge a voz da tia Adélia Garcia. 

Mais recentemente, o cineasta e musicólogo Tiago Pereira difundiu a nível nacional os conhecimentos e o saber popular de Adélia Garcia em projetos como “ A Música Portuguesa a Gostar dela Propria ”, ou no programa que realizou para a RTP 2 intitulado “O Povo que Ainda Canta ”.

Pesquise neste blogue muitos trabalhos desta Ilustre Senhora

Sem comentários:

Enviar um comentário