segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Ligação actual de Bragança a Puebla de Sanabria "já só serve para actividades desportivas", considera José Fernández Blanco

As estradas que ligam actualmente Bragança e a localidade espanhola de Puebla de Sanabria já não servem para a circulação automóvel e poderão servir apenas para passeios pedestres ou para a prática de ciclismo. 
Foi desta forma que o alcalde de Puebla de Sanabria, José Fernández Blanco quis chamar, mais uma vez, à atenção para a necessidade de uma nova ligação entre as duas regiões, há muito reivindicada.

No final da apresentação do Bragança Granfondo, uma prova de cicloturismo que contempla percursos no concelho de Bragança  e na comarca da Sanabria, na passada sexta-feira, no Teatro Municipal de Bragança, José Fernández Blanco, destacou a importância do evento no desenvolvimento da cooperação transfronteiriça em áreas como o turismo, lembrando a urgência de uma nova ligação. “Acho que a estrada actual deve ficar para granfondos. É uma estrada que não é deste século e, evidentemente, é a ideal para este tipo de eventos desportivos”, referiu.

Para o alcalde, o Granfondo, que decorrerá no mês de Julho é um bom exemplo de como se pode passar das palavras aos actos, em termos de cooperação transfronteiriça.

Frisa no entanto, que, para haver uma maior cooperação em áreas como o turismo ou o desporto, é urgente melhorar a mobilidade entre estas zonas fronteiriças.”já fizemos muitas coisas mas continuamos a falar muito… Este evento é o exemplo de um acto. Porque, espera-se que cerca de mil e quinhentas pessoas andem de bicicleta, se ajudem entre elas, se tiverem um furo ou algum problema… penso que é muito importante… o desporto é isso, é cooperação e amizade. É preciso que se passe mais vezes das palavras aos actos. E nesses actos temos que incluir a estrada, que tem de se unir com a estação do AVE”, frisou.

Também o autarca brigantino, Hernâni Dias, acredita que o Bragança Granfondo vai ser fundamental para demonstrar a importância desta ligação.”Obviamente que este evento, passando por essa estrada sinuosa que faz a ligação Bragança-Puebla de Sanabria, é uma forma de alertarmos quem de direito para esta necessidade de concretização de uma infra-estrutura rodoviária, importantíssima para os dois lados da fronteira”, salientou.  

O presidente do Município de Bragança não tem dúvidas de que a nova estrada só ainda não avançou por falta de vontade política, quer do governo português, quer do governo espanhol. “Verdadeiramente, tenho que dizer que falta a decisão politica do lado português e do lado espanhol. Já não vamos lá com vontades nem intenções, só vamos lá com decisões concretas e objectivas”,  argumenta. 

O valor estimado de uma nova estrada de ligação entre Bragança e Puebla de Sanabria ronda os 40 milhões de euros, ou seja, 20 milhões para cada um dos governos.

Escrito por Brigantia
Sara Geraldes

Sem comentários:

Enviar um comentário