Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Ambientalistas apresentam queixa na Procuradoria-Geral

Esta manhã, o Grupo de Estudos do Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) entregou esta manhã uma queixa-crime na Procuradoria-Geral da República, em Lisboa, onde pedem uma investigação aos responsáveis políticos e técnicos na construção nas Barragens do Tua, Sabor e do Tâmega.
Os ambientalistas pedem investigação por alegados crimes que podem configurar corrupção e tráfico de influências. Os visados, disse à saída da Procuradoria-Geral à comunicação social João Joanaz de Mello, o coordenador deste movimento, “governantes, dirigentes da administração pública, autarcas, empresas de construção e concessionárias e a Banca, que financia estas construções. 
O objeto da queixa prende-se com o conjunto de atos e decisões políticas e administrativas tomadas nos últimos anos, com especial incidência nos respetivos processos de planeamento, aprovação, subsidiação, licenciamento e implementação. Estas suspeitas poderão estar ligadas com o caso Odebrecht, com os ambientalistas a citaram o jornal brasileiro “O Globo”, que fala em seis transferências, no valor de 750 mil euros, em subornos relacionados com o Baixo Sabor. 
Já num programa da RTP1, ligavam-se nomes a tráfico de influências à Barragem do Tua como Assunção Cristas, Paulo Portas e o embaixador Seixas da Costa. Não confirma João Joanaz de Mello que esta queixa-crime visa nomes em concreto, dizendo que “são apenas suspeitas, das quais não temos provas, e que pedimos agora que sejam investigadas”. 
O GEOTA espera ainda que esta queixa-crime possa parar os empreendimentos no Tâmega, considerado o último rio selvagem, e que segundo estudos dos ambientalistas poderão custar aos contribuintes 10 mil milhões de euros.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário