Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 2 de maio de 2017

Equipa de Intervenção Permanente dos Bombeiros de Izeda já está operacional

Os Bombeiros Voluntários de Izeda no concelho de Bragança têm a partir de hoje uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP) operacional, constituída por 5 elementos.
O protocolo foi assinado sábado na vila de Izeda entre a Associação Humanitária e o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, e vem responder a uma reivindicação com uma década.

“Para constituir uma EIP é preciso que três vontades se conjuguem no mesmo interesse, vontade do poder central, do poder local e que haja uma associação humanitária receptora, durante 10 anos houve quem não quisesse, não interessa quem não quis, o que interessa é que começa a trabalhar terça-feira e que os cidadãos de Izeda passam a contar com uma resposta muito mais célere, capaz e eficaz”, refere.

Os custos da EIP de Izeda serão suportados pelo orçamento de estado e pelo município de Bragança. O autarca Hernâni Dias explica que com a nova equipa na vila alarga o apoio prestado pelos bombeiros no sul do concelho.

“Não interessa o tempo que demorou, interessa é que estamos aqui a efectivar a constituição de uma EIP e a corporação ficará com uma melhor e maior capacidade de resposta das situações de emergência”, salientou.

O presidente da união de freguesias de Izeda, Calvelhe e paradinha nova, Luís Filipe Fernandes, salientou o facto de a criação da equipa dar uma outra operacionalidade à corporação.

“Ao criar aqui cinco postos de trabalho permanentes permite ter uma operacionalidade diferente e uma gestão de pessoal e em termos financeiros mais desafogada nesta associação. Fico também muito satisfeito porque são cinco postos de trabalho que se criam na vila de Izeda, o que numa região desertificada, empobrecida quase sem juventude representa muito para esta região”, defendeu.

As equipas de intervenção permanente visam manter cinco elementos a tempo inteiro tendo em vista o socorro às populações.

Há ainda cerca de 120 concelhos sem EIP mas a Unidade de Missão para o interior estabeleceu que estas equipas sejam criadas preferencialmente no interior. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário