Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 23 de maio de 2017

Noite de tradições em Miranda do Douro recorda António Maria Mourinho

Miranda do Douro trajou-se a rigor para encantar mirandeses e visitantes na Noite Europeia dos Museus, comemorada no sábado.
Os 35 anos do museu Terra de Miranda serviram de mote a mais uma homenagem a António Maria Mourinho. A directora do museu Celina Bárbaro Pinto, convidou o povo a aparecer no museu para recordar o seu fundador através da exposição memórias de uma vida, que conta a história de António Maria Mourinho e também da cultura mirandesa que viu nele o seu maior embaixador. A noite iniciou-se com um fiadouro, que é a representação de todo o processo de tratamento da lã e dos serões da vida rural com canções em mirandês. Seguiu-se uma recuperação da dança das flores, criada por António Maria Mourinho na década de 40. O cenário e o guarda-roupa tradicionais foram emprestados pelo museu Terra de Miranda, que guarda pertences de António Maria Mourinho e que para ali foram doados. Toda esta encenação foi possível “graças às memórias das pessoas da freguesia de Duas Igrejas, que recriaram o cenário e a dança.” A seguir a freguesia de Sendim, apresentou a dança das fitas e por fim os pauliteiros de Malhadas, animaram a noite, trazendo à memória, de muitos, que António Maria Mourinho mostrou os pauliteiros ao mundo, e através deles divulgou todo o planalto mirandês. No final todos foram convidados a entrar no museu para uma visita guiada à exposição “Memórias de uma Vida.”
Artur Nunes presidente da câmara de Miranda mostra-se satisfeito por estas homenagens a António Maria Mourinho, que diz serem feitas para os mirandeses e não para visitantes
As homenagens a António Maria Mourinho vão continuar até ao final do ano com diversas iniciativas para recordar o seu legado na cultura mirandesa. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário