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SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Túnel do Marão contabiliza 3,8 milhões de veículos num ano

O Túnel do Marão foi atravessado por cerca de 3,85 milhões de veículos e contabiliza 7,5 milhões de euros de receita de portagens em um ano de funcionamento, disse hoje fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).
A Autoestrada do Marão concluiu o prolongamento da A4 de Amarante a Vila Real, inclui um túnel rodoviário de 5,6 quilómetros e abriu ao trânsito a 08 de maio de 2016, aproximando o Interior do país do Litoral.

Segundo dados fornecidos à agência Lusa pela IP, desde a sua inauguração, mais de 3,85 milhões veículos atravessaram o maior túnel rodoviário da Península Ibérica (5,6 quilómetros).

Deste total, cerca de 12% corresponde ao tráfego de pesados.

De acordo com a fonte, as receitas de portagem nesta autoestrada, entre maio de 2016 e abril de 2017, ascendem aos 7,5 milhões de euros.

Neste primeiro ano de funcionamento notou-se uma transferência do tráfego do Itinerário Principal 4 (IP4) para a nova autoestrada, mas esta captou também trânsito de outras vias, como das autoestradas A24 ou A7.

Por exemplo, verificou-se uma redução de cerca de 75% de tráfego no troço do IP4 Vila Real/Parada de Cunhos.

Estes valores, para a IP, "demonstram que o Túnel do Marão não é uma alternativa ao IP4 mas sim o percurso preferencial dos automobilistas".

O Túnel do Marão é considerado "um marco" por utentes e empresários transmontanos, que têm nesta autoestrada a principal opção para as deslocações entre o Interior e o Litoral.

Jorge Santos, da transportadora Rodonorte, fez um "balanço positivo" deste primeiro ano de Túnel do Marão, essencialmente porque "o tempo de viagem diminuiu" e a "viagem é também mais cómoda para os passageiros".

Apesar de os autocarros terem passado a consumir menos combustível, já que a A4 permite evitar a subida à serra do Marão pelo IP4, segundo o responsável, o preço do combustível subiu neste último ano.

Jorge Santos referiu ainda que a empresa passou a gastar cerca de 80 mil euros, por ano, com as portagens, mas considerou que, no caso do túnel, este "custo compensa pela comodidade que é proporcionada" aos passageiros.

Por apurar, segundo o responsável, estão os custos com a manutenção dos autocarros.

"Como o túnel ainda é uma obra recente, tem um ano, ainda não conseguimos medir esse impacto, mas admitimos que, como as viaturas têm um menor desgaste, porque a estradas é menos sinuosa, a prazo vamos ter aqui alguma poupança neste aspeto", afirmou.

Agência Lusa

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