Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Longe do mar, mas a praia aqui tão perto

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros está a recomendar que as reservas hoteleiras sejam marcadas com antecedência, porque apesar do mar ficar a 180 km, uma das áreas balneares mais conhecidas do país é a de Macedo de Cavaleiros.
No coração do Nordeste Transmontano, a Albufeira do Azibo faz as delícias para quem gosta de ir a banhos num convívio perfeito com a natureza. Investimentos da Câmara Municipal possibilitam que estas duas praias fluviais ganhem veraneantes às do litoral. A época balnear iniciou-se no passado sábado, dia 1 de julho, e estende-se até 15 de setembro. 

Este é o período do ano com “maior visitantes a Macedo de Cavaleiros”, refere o Presidente Duarte Moreno. “O Azibo, a simbiose entre as suas condições balneares e qualidade ambiental, tornam-no num dos locais de maior atractividade no concelho e na região”, e, na base desta realidade, para Duarte Moreno, está “a forma de gestão que a Câmara Municipal imprimiu, com melhorias contínuas, um cuidado muito grande na preservação do espaço e na grande simpatia dos Macedenses em receber os seus visitantes.” 

Nesta albufeira, classificada como Paisagem Protegida, entre outras infra-estruturas de interesse turístico, como a área do parque de merendas e cais acostável, o miradouro de Santa Combinha, a estação de biodiversidade ou os percursos pedestres, pontificam duas praias com Qualidade de Ouro para a associação ambientalista Quercus, com Bandeiras Azuis, uma delas – a da Fraga da Pegada – com o recorde europeu ao nível de praias fluviais, a outra – a da Ribeira – uma das 7 Maravilhas de Portugal, a única a norte do rio Tejo. 

É um extraordinário cartão-de-visita do concelho, também ele com distinções de ponta pela UNESCO, como o são as de Reserva de Biosfera Transfronteiriça ou a do programa internacional de geoparques que designa todo o território como Geopark Terras de Cavaleiros. Um livro aberto sobre a história da formação do planeta, a que se juntam uma riqueza cultural reconhecida ou uma gastronomia que todos conquista. 

Com as férias de 2017 à porta, Duarte Moreno recomenda aos visitantes que “façam as suas reservas de alojamento o mais rápido possível", pois a expectativa, baseada nos anos anteriores, é que a hotelaria esgote no pico do verão. Em 2016, por exemplo, o mercado imobiliário de arrendamento para férias cresceu exponencialmente nos meses de julho e agosto.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário