Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Azeitona está mais pequena mas dá bom azeite

Azeitona mais pequena mas o azeite tem qualidade. Conclusões de Luís Rodrigues, presidente da Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros que diz que apesar de a apanha ter começado mais cedo este ano devido à seca, a qualidade mantem-se boa.
“As diferenças que se verificam na azeitona devido à seca e falta de humidade são principalmente no que respeita ao calibre que é menor. Mesmo assim, a qualidade está boa, os rendimentos estão bons e uma coisa pode compensar a outra.

A qualidade está garantida. Segundo os dados que temos, a azeitona está quimicamente boa, ainda não mandamos fazer as análises sensoriais mas, por ai, não haverá grande problema.

Agora, claro que o ano seria excepcional se as condições climatéricas tivessem sido favoráveis.”
Esta semana a Cooperativa de Macedo de Cavaleiros atravessa o pico da campanha, ultrapassando as 200 toneladas de azeitona diárias.

Apesar da seca severa deste ano, os agricultores dizem-se surpreendidos com a boa qualidade do azeite e a chuva do último mês, ainda que pouca, ajudou a melhorar o fruto, admitem.

“O aquecimento do clima obrigou a que nós, agricultores, tivéssemos de fazer as colheitas mais cedo.

A azeitona está mais fraca mas, mesmo assim, está melhor do que estávamos à espera.

Tínhamos medo que ela caísse e, à medida que o tempo passa, ela vai ficando mais seca, mesmo em cima da oliveira. Mas, mesmo assim, o azeite tem qualidade.

A chuva do último mês ajudou a desenvolver e melhorou a qualidade do fruto.”

A seca a afetar as habituais características da azeitona mas a não comprometer a qualidade do azeite. O fim da campanha da azeitona da Cooperativa Agrícola está prevista para o início de janeiro.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário