Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Algumas aldeias no concelho de Mirandela não estão a pagar certas taxas

Há aldeias no concelho de Mirandela que não pagam a água que corre nas torneiras de casa, e outras não pagam as taxas de saneamento e resíduos. Também as pessoas que são servidas por furos de água não estão a pagar estas taxas. A denúncia é feita pela presidente da Câmara Júlia Rodrigues, que diz tratar-se de uma situação discriminatória, pois também existe quem esteja a pagar e não usufrua destes serviços.
“Nós temos na faturação da água o seu pagamento, do saneamento e dos resíduos. Como a fatura da água em algumas Freguesias é paga diretamente à Junta de Freguesia, em algumas não e paga mas em princípio seria assim pois é o que está protocolizado. Essas Freguesias não pagam saneamento de resíduos porque também não recebem a fatura. Por outro lado também todas as pessoas que têm furo e que por qualquer motivo não têm abastecimento de água pública também não pagam a taxa de saneamento e resíduos. Existe também outra injustiça que é o facto de muitas pessoas estarem a pagar uma taxa de saneamento e não terem saneamento. Estão a pagar duas vezes: a limpeza da fossa e o saneamento. Temos aqui uma injustiça clara perante todos os Munícipes na utilização de recursos públicos que são suportados pela Câmara.”

A autarca pretende resolver esta situação o mais depressa possível, e que os munícipes sejam tratados de igual forma.

“Tem que haver justiça perante todos os Munícipes e a tendência será cobrarmos melhor mas por outro lado pagarmos todos menos se todos começarem a pagar.
Estamos a falar de algumas Freguesias. Tem que passar a haver um procedimento que torne claro e que implemente essas medidas e que haja uma justiça a nível do concelho para todos os Munícipes e que sejam tratados de igual forma.”
Outras medidas já foram implementadas. A leitura da água na cidade está a ser feita mensalmente, até aqui era feita apenas duas vezes por ano. Nas aldeias é lida de 2 em 2 meses.

Em relação à taxa do lixo, que é paga independentemente de os munícipes reciclarem ou não, a autarca adiantou que será implementado um projecto-piloto em Carvalhais, aldeia urbana do concelho mirandelense, onde haverá essa diferenciação na respectiva taxa de resíduos a aplicar. Quem reciclar paga menos.

Mais uma questão de justiça na utilização dos recursos públicos, pois as autarquias apenas pagam à Resíduos do Nordeste o lixo indiferenciado.

INFORMAÇÃO CIR (Terra Quente FM)

Sem comentários:

Enviar um comentário