Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

"Raízes" ilustradas a caneta para ver no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros


Tradições e costumes transmontanos representados em quadros e pintados a caneta podem desde sexta-feira ser visitados no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros.
Raízes foi o nome com que Sónia Borges, ilustradora mirandelense baptizou a exposição que trouxe a Macedo e para a qual fez desenhos exclusivos.

“A exposição chama-se raízes porque tem a ver exatamente com as raízes que eu tentei retratar e desde que me fizeram o convite para fazer a exposição quis trazer originais ao invés de pegar em algo que já tenha publicado ou feito, quis fazer algo novo para cá que é a minha região e a minha terra. Daí advém o nome «raízes» que tem a ver com histórias, memórias, tradições, que tem a ver comigo e com a minha família mas que se estende. espero que quem visite a exposição que se sinta também identificado e reconheça o que vê nas ilustrações que estão aqui.”

Memórias vastas que marcaram a infância da autora.

“As mulheres, as paisagens, as tradições e a família. Aquilo que eu retratei tem muito a ver com estas três coisas, e as lides, a vindima, a apanha da azeitona, o cavalo, as famílias numerosas como a minha. Esta ideia das tradições e daquilo a que estamos habituados em conjunto, na família. Jogar cartas, as cartas espanholas, a ponte, o rio onde eu aprendi a nadar na minha aldeia.”

Uma exposição que encerra as exposições no Centro Cultural em 2017 mas que, segunda a vereadora da cultura do município, Elsa Escobar, dá início a outra fase que vai contar também com uma componente prática.

“É importante o facto de ser a primeira vez que temos uma exposição de ilustração aqui no Centro Cultural. Encerra um ciclo e de certa forma, inicia outro. Depois tem a componente não só de exposição mas vai também ser realizada pela autora uma oficina dirigida às crianças, o que é ótimo. Nós gostaríamos que fosse já mais cedo, o que em princípio não será mas manterá, de certa forma o espírito natalício para além do período de natal porque será um presente para elas e uma de forma de as educar para a arte. Temos uma ilustradora que é transmontana, Mirandela com raízes em Vinhais e portanto acaba por representar um pouco toda a área transmontana. Para além disso temos também uma decoração feita com coisas que são muito típicas daqui e isso, obviamente, é muito representativo para todos os Macedenses e transmontanos.”
A exposição “Raízes” está patente no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros até 6 de fevereiro.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário