Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Festival do Butelo e das Casulas com muitas novidades este ano

É um dos paladares tradicionais de inverno nesta região. O butelo e as casulas são o prato de eleição nas casas transmontanas por altura do Carnaval e são também os reis de um festival organizado em Bragança e que vai já na 5ª edição.
Para este ano além da venda fumeiro, artesanato e outros produtos da terra, que já é habitual, há novidades no programa. As alterações foram pensadas “para abranger mais públicos”, como esclarece o presidente da câmara Hernâni Dias.
Um dos grandes destaques apontados pela organização é a preparação de actividades lúdicas para as crianças, dinamizadas pelo Centro de Ciência Viva, de forma a promover mais o ambiente familiar na feira e a chamar as crianças para um programa em família com os pais, estando assim solucionada uma lacuna identificada nas edições anteriores da falta de atractividade para os mais novos.
O encontro nacional de confrarias foi apontado como o momento alto desta edição. “O ponto alto será sempre aquele que permite a exposição e venda de produtos. Mas destaco o Encontro Nacional de Confrarias, do ponto de vista gastronómico e de promoção do próprio prato”, disse o presidente da câmara, Hernâni Dias.
A organização acrescenta ainda que as vendas de butelo e casulas “aumentaram exponencialmente” tanto na região como fora dela desde a criação do festival.
Outra das várias novidades destacadas é a demonstração da produção artesanal de butelo e a confecção juntamente com as casulas em pote de ferro.
Este ano o preço das casulas ronda os 12 euros por quilo e do butelo os 15 euros por quilo. O Festival do Butelo e das Casulas decorre nos dias 2,3 e 4 de Fevereiro na Praça Camões a par do Festival Gastronómico, que vai de 2 a 13 de Fevereiro, em 27 restaurantes da cidade. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário