Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 21 de janeiro de 2018

Gastronomia transmontana conquista espanhóis

Presunto bísaro com bolo de mel, javali com enoki de castanha e uma torta de azeite com molho de tangerina foram algumas das armas gastronómicas transmontanas para conquistar jornalistas espanhóis na 38.ª Feira Internacional de Turismo em Madrid.
“De Trás-os-Montes trazemos presunto bísaro, mel de Montesinho e medronho. Depois, como prato principal, temos o javali confitado em molho de vinho tinto com creme de maçã e enoki de castanha e a sobremesa é com azeite e azeitona para mostrar que a azeitona poderá ter mais versatilidade do que só nos salgados”, explicou à Lusa André Silva, 32 anos, eleito o Melhor Chefe Cozinheiro do Ano em 2013 e detentor de uma estrela Michelin 2016 quando liderava a Casa da Calçada em Amarante.

O jovem chefe cozinheiro português que está agora no novo projeto, o restaurante Porta, em Bragança, está a realizar "showcookings" à moda de Trás-os-Montes e do Minho na Fitur e está a conseguir conquistar pelo palato os jornalistas espanhóis do setor do turismo, vinhos e gastronomia.

Manuel Bustbad, do jornal digital Expreso, que trabalha a partir da Corunha, cidade portuária da Galiza, afirma ser um “bom conhecedor da gastronomia portuguesa”, porque já viajou muito por Portugal.

“A gastronomia é um dos temas que abordo no que escrevo e também no meu 'blog'. Interessa-me a gastronomia regional de Portugal. Sou um fã da pastelaria portuguesa, que tem produtos de muito boa qualidade”, conta, realçando também os vinhos do Douro e os vinhos Verdes, designadamente a casta alvarinho.

Em entrevista à Lusa afirmou que, do que experimentou hoje no ‘stand’ da Turismo do Porto e Norte de Portugal, presente na Fitur de Madrid, o "mais espetacular" foi o “javali confitado com molho de vinho tinto” e a junção da castanha transmontana com o enoki.

Carmelo Jordá, jornalista do jornal online Libertaddigital, e que escreve sobre temas de turismo há mais de dez anos, disse à Lusa, por seu turno, que da gastronomia portuguesa aprecia o peixe fresco e conhece um “prato especial” e “forte”: as papas de sarrabulho.

Hoje ficou rendido à torta de azeite com molho de tangerina, azeitonas confitadas com especiarias e pólen.

María Jesús Tomé, jornalista do sítio da Internet de turismo, o Tusdestinos.net, também ficou rendida com o tratamento dado à carne de javali pelo chefe André Silva e apreciou o bolo de mel de Montesinho com o transmontano queijo terrincho de denominação de origem protegida (DOP), aliado ao presunto de porco bísaro.

Cármen Casula, fotógrafa e jornalista freelancer que escreve sobre gastronomia, conta que gosta dos vinhos do Norte, principalmente os vinhos do Porto, e ficou rendida aos acepipes transmontanos com o toque de modernidade confecionados pelo chefe André Silva.

Da região do Minho chegou ao estômago dos jornalistas espanhóis o tradicional caldo verde com chouriço, o arroz de sarrabulho com os rojões e o pudim Abade de Priscos.

“Dentro de cada região, tentamos sempre trazer o que de melhor se faz na região, mostrando sempre que é possível inovar sem estragar sabor, o carisma e a identidade que os produtos têm”, explica André Silva, pegando num tabuleiro repleto de pedaços de javali confitado cortado com aspeto de sanduíche a mostrar que pratos tradicionais “bem trabalhados” podem ter uma “apresentação e uma estética mais apelativa”.

A Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) vai estar até ao próximo domingo, dia 21, na Fitur 2018, a promover a região nortenha através da gastronomia e dos vinhos regionais.

Entre os 150 metros quadrados do ‘stand’ da TPNP, os visitantes vão poder degustar também quatro ‘cocktails’ à base de vinho do Porto, espumantes, aguardentes e licores, que o barman Mário Valério criou para melhor promover o destino turístico Norte de Portugal naquela que é considerada uma das maiores feiras de turismo da Europa e que se estima ir receber este ano cerca de 100 mil pessoas este ano.

O presidente da TPNP, Melchior Moreira, especificou que os produtos estratégicos da região Norte que estão a ser promovidos nestes cinco dias da Fitur 2018 em Madrid são a “gastronomia” e os “vinhos”, porque segundo um estudo do perfil do turista que chega ao aeroporto de Sá Carneiro, a gastronomia e vinhos “já têm 23% das preferências dos turistas”.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário