Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Edição de dois livros do padre Telmo Ferraz

O espólio literário da diocese de Bragança-Miranda está "mais rico" com a edição de dois livros que ilustram as vivências do padre missionário Telmo Ferraz, que dedicou a vida a ajudar os desprotegidos, segundo o organizador das obras.
O trabalho literário da autoria do padre Telmo Ferraz, com o título "Terra Batida", que tem Angola como cenário, junta pequenas crónicas do quotidiano do clérigo transmontano.

"'Terra Batida' é a grande metáfora que o autor encontra para descrever a realidade que viveu durante muito anos em igrejas em Angola, em que o chão era, literalmente, de terra batida e onde sobressaem as vivências de um povo que com ele se foi cruzando", explicou à Lusa Manuel Henrique Pereira, investigador da Universidade Católica do Porto.

O livro relata, igualmente, o agradecimento que o missionário deixa aos milhares de pessoas que, ao longo de quase 60 anos, com ele se foram cruzando, principalmente no território do norte de Angola, como a Casa do Gaiato em Malanje.

"Foi um território onde a guerra em Angola foi mais dura e daí uma maior necessidade de invenção religiosa e social", frisa o investigador.

O segundo livro organizado por Manuel Henrique Pereira junta cerca de 80 crónicas de outros tantos autores e integra a coleção "Presbyterium" da diocese Bragança- Miranda, com o título "O Homem que do Lodo fez Estrelas".

A obra é um retrato feito "a muitas vozes" que reúne relatos de cerca de 80 pessoas que conheceram o padre Telmo Ferraz desde o seminário, a sua passagem como capelão pelas barragens do Douro Internacional, nas obras hidrelétricas de Cambambe, em Angola, ou a sua relação com os leprosos.

"Este trabalho é paráfrase ao grande livro 'O Lodo e as Estrelas' escrito pelo padre Telmo em 1960 e que relata as condições de miséria dos trabalhadores das barragens de Picote e Miranda do Douro, no Douro Internacional, e que chegou a ser proibido pela PIDE", explica o académico.

Para Manuel Henrique Pereira, o livro "O Lodo e as Estrelas" demonstra um homem de "compaixão" ao lado dos mais desfavorecidos.

Para o bispo da diocese Bragança-Miranda, José Cordeiro, o padre Telmo é rosto da caridade concreta e gratuita.

"Eu tenho encontrado muitas pessoas que me têm testemunhado tudo isto. Pessoas que antes eram 'lodo' e que hoje são 'estrelas', porque pertenciam aos miseráveis como aqueles trabalhadores das barragens, que hoje são pessoas de vida graças à intervenção do padre Telmo Ferraz", sublinhou José Cordeiro.

Segundo o prelado, foi decidido que estas recolhas e edições de livros deveriam ser feitas ainda em vida como homenagem a um "homem de Deus".

O padre Telmo Ferraz nasceu em Bruçó, no concelho de Mogadouro, distrito de Bragança, em 25 de novembro de 1925.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário