Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Reorganização nas direcções dos centros sociais e paroquiais no distrito de Bragança

A diocese de Bragança criou um comissão de acompanhamento para analisar caso a caso. A diocese tem dois novos projectos: obras no CAT - Centro de Acolhimento Temporário e a criação do Tombo Diocesano Monsenhor José de Castro.
A área social da Diocese de Bragança está a sofrer um processo de reorganização no que diz respeito às direções das instituições. Este processo está a ser analisado por uma comissão de acompanhamento que poderá levar à fusão de alguns centros e instituições. Em declarações prestadas ontem,  D. José Cordeiro explica "temos já neste momento, uma comissão de acompanhamento para esse serviço social, como é o caso de centros sociais paroquiais e as fundações". Pretende-se aprofundar esta reflexão para encontrar uma solução melhor e mais credível. 
D. José Cordeiro, explicou que nalguns casos poderá passar pela extinção e incorporação noutras instituições maiores, como já está a acontecer, processo a decorrer já na incorporação nas Santas Casas da Misericórdia ou na Cáritas diocesana. A diocese colabora, na área social, com 14 Santas Casas da Misericórdia e 50 centros sociais paroquiais, com uma representatividade de 70 %.

Para além desta reorganização, a diocese tem projectos na manga para este ano, como explica Dom José Cordeiro, nomeadamente, obras de requalificação no CAT - Centro de Acolhimento Temporário e a criação do Tombo Diocesano Monsenhor José de Castro. "O CAT é uma necessidade urgente e no que diz respeito ao arquivo, sentimos uma necessidade premente, porque sem a nossa memória histórica e um povo sem memória, é um povo sem identidade, e até sem futuro", refere D. José Cordeiro. A criação do Tombo Diocesano Monsenhor José de Castro está a ser analisado pelo Portugal 2020 e é um projecto em colaboração com a Câmara municipal de Bragança. 

Escrito por: Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário