Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Freixo de Espada à Cinta quer mais gente a trabalhar a seda

Está já a funcionar o curso de Formação Profissional de Tecelão e Tecedeira em Freixo de Espada à Cinta.
As terras de Freixo são a capital da seda e por isso o município quer que mais freixenistas estejam familiarizados com a arte de a trabalhar.
“ Uma vez que temos a seda artesanal em Freixo, convém que tenhamos pessoas que possam continuar a trabalhá-la por que neste momento não temos muita gente que o faça e algumas das pessoas que trabalham já são idosas. O objectivo é que do curso algumas pessoas fiquem a trabalhar na seda”, explicou a autarca Maria do Céu Quintas.
O curso do IEFP tem a duração de 9 meses e é frequentado por 23 pessoas, na maioria jovens, o que na opinião da presidente da câmara significa que os jovens “não querem deixar esta arte morrer.”
Outro objectivo deste curso é “poder proporcionar a criação de emprego nesta área, pelo menos para algumas pessoas isto pode vir a ser uma fonte de rendimento.”
Mais uma iniciativa para promover o ouro de Freixo de Espada à Cinta que é já uma imagem de marca, já que é o único território peninsular onde, ainda, se trabalha a seda de forma 100% artesanal.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário