Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Instituto Politécnico de Bragança promove a proximidade entre investigadores e agricultores da castanha

O 'TRANFER+.TEC.CASTANHA ' é o mais recente projeto do Instituto Politécnico de Bragança que quer fazer chegar aos produtores da zona Norte todos os avanços científicos e tecnológicos.
Um conceito diferente que quer quebrar a barreira entre investigadores e os agricultores e que vai ajudar a encontrar soluções para os problemas do setor empresarial, impulsionando a fileira da castanha.

Transferir conhecimento aos pequenos agricultores e às Cooperativas Agrícolas de castanha é o principal objectivo do projecto Transfer Castanha. O projecto é promovido pelo Instituto Politécnico de Bragança e pretende ajudar os produtores no combate às doenças dos castanheiros.
O projecto Transfer Castanha pretende transferir conhecimento, tecnologia e investigação para as empresas e para os produtores da região Norte, no combate e estudo às doenças que afectam o castanheiro com o intuito de melhorar a produção da castanha.

O projecto divide-se em várias acções, tais como o levantamento de necessidades de diagnóstico juntamente com as empresas agrícolas e da agro-indústria, associações de produtores, juntas de freguesia e pequenos agricultores no âmbito de ciência e de tecnologia, numa permanente interacção com estes agentes da fileira da castanha.

Uma das medidas mais fortes do projecto vai ser a instalação de 21 campos experimentais, desde o Minho até Trás-os-Montes. Estes campos vão ser de demonstração de luta às problemáticas actuais mais preocupantes desta cultura como a tinta, o cancro do castanheiro e a vespa das galhas do castanheiro. Um projecto que prevê a aquisição de meios que vão ser instalados a partir de Março e “contribuir para que a cultura da região norte melhore no sentido do ponto de vista fito sanitário” destaca Albino António Bento, investigador do IPB e coordenador do Centro de Investigação de Montanha.

Outras das medidas do Transfer Castanha serão 63 acções de formação. Vinhais e Bragança vão receber 9 acções formativas, em cada concelho, desenvolvidas em várias aldeias.

O seminário de lançamento contou com uma vasta participação por parte dos agentes envolvidos, tendo marcado presença diversos, agricultores, representantes de Cooperativas agrícolas e também alunos do politécnico.

Dois anos é o prazo de execução no território que vai implementar campos de sensibilização, acções de formação fito-sanitárias e reunirá meios de luta para que produção de castanha na região norte melhore. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário