Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 13 de abril de 2018

“Dias do Património a Norte”. Uma oferta de história, sabor, tradição e descoberta

No Ano Europeu do Património Cultural, a Direção Regional de Cultura do Norte promove um Ciclo de Eventos de Turismo Cultural em parceria com oito municípios. A iniciativa decorre de abril até setembro.
A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) promove, a partir deste mês de abril e até setembro “Dias a Norte”, um ciclo de eventos que contempla as localidades de Arouca, Tarouca, Miranda do Douro, Vila Real, Barcelos, Bragança, Mogadouro e Alfândega da Fé.

Apostando na descentralização e na oferta cultural disseminada pelo território, em Ano Europeu Património Cultural, a DRCN promete “uma experiência única e particular para cada um dos lugares, oferecendo, ao longo de dois dias, uma programação que irá impregnar de novas memórias os espaços, visitantes e comunidades”.

Segundo o diretor Regional de Cultura do Norte, António Ponte, “pelo seu carácter e valor muito particulares e capital simbólico, os espaços patrimoniais disseminados pela Região Norte reúnem todas as condições para se assumirem como âncora de uma renovada oferta de experiências culturais e criativas únicas, dinamizando a economia, envolvendo as comunidades e valorizando de forma sustentável a sua paisagem natural e cultural”.

A operação “Dias do Património a Norte” apresenta-se como um “evento em rede que, ao longo de seis meses, vai transformar oito lugares patrimoniais da região Norte em palcos de uma programação artística, cultural e gastronómica, desenhada com o traço da identidade singular de cada território”.

De acordo com a programação, em cada local “uma estória, um sabor, uma tradição, uma descoberta”, vai estimular “uma dinamização cultural em locais de valor patrimonial inesgotável, criando sentimentos de descoberta e de pertença.”

“Dias do Património a Norte” apresenta-se, assim, como um projeto de turismo cultural “inovador, agregador e atrativo, que utiliza como instrumentos fundamentais a programação cultural, o trabalho de mediação com as comunidades e a comunicação ao serviço da qualificação da experiência turística e da competitividade da economia regional”, explica em comunicado a DRCN.

O ciclo de programação “Dias do Património a Norte” vai decorrer a 21 e 22 de Abril, no Mosteiro de Arouca, 18 e 19 de Maio, no Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, Tarouca, 1 e 2 de Junho, Concatedral de Miranda do Douro, 15 e 16 do mesmo mês na Sé de Vila Real, 13 e 14 de Julho, no Convento de Vilar de Frades, Barcelos, 27 e 28 de Julho, na Basílica de Santo Cristo de Outeiro, Bragança, 10 e 11 de Agosto, no Castelo de Mogadouro e, finalmente, nos dias 28 2 29 de Setembro, na Igreja Matriz de Sambade, Alfândega da Fé.

A iniciativa é promovida pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), em parceria com os municípios locais, e prevê um investimento total de 400 mil Euros, cofinanciado pelo Programa Norte 2020, através do FEDER.

Olímpia Mairos
Rádio Renascença

Sem comentários:

Enviar um comentário