sexta-feira, 20 de abril de 2018

“Caminhada e Corrida da Liberdade”, a primeira atividade do Gabinete de Desporto Macedense

Este ano, o feriado do dia 25 de abril tem um cunho desportivo, em Macedo de Cavaleiros.
“Caminhada e Corrida da Liberdade” é a primeira iniciativa do novo Gabinete de Desporto, criado na cidade e composto pelos professores de educação física das AEC’S (Atividades de Enriquecimento Curricular), que surge com o propósito de potencializar o gosto pelas atividades desportivas, como explica Pedro Mascarenhas, Vice-Presidente do Município.

“Este Gabinete surge, na necessidade deste Executivo pôr em prática a vontade que tem de fomentar o desporto e a atividade desportiva no nosso concelho. Para além de ser, aquilo que nós entendemos, como algo que faz falta para os nossos jovens, é também uma forma de tentar levar mais longe o nome de Macedo. Queremos que os jovens tenham atividade física, que lhes faz bem, mas queremos que possam vir a ser atletas de renome. 

Esta prova, é a primeira, daquilo que eu espero que venha a ser uma tradição. Que na corrida da liberdade no dia 25 de abril, qualquer atleta deste país queira, e tenha como objetivo vir vencer esta corrida. É a primeira, e por isso tem de ser divulgada, e o Gabinete de Desporto do Município vai trabalhar nesse sentido.” 
Para o evento estão já inscritas cerca de 70 pessoas, mas espera-se que o número venha a aumentar, podendo até contar com a presença de alguns atletas de renome Nacional, considera Rodolfo Moreno, Presidente da Associação de Atletismo de Bragança e Técnico de Desporto do Município Macedense.

“Muitas mais inscrições estão a ser processadas e tem-nos chegado a intenção de participação por parte de outros. Contamos com cerca de 100 atletas nas diversas provas, na prova dos 5 quilómetros e na prova dos 1000 metros, e os restantes na caminhada. Nesta primeira edição, preferimos pautar pela qualidade organizativa e não pelo número de atletas. Este tipo de organização é uma novidade para o Gabinete de Desporto, e por isso preferimos enquadrar o evento como algo de qualidade, em vez de um evento de massas. 
Do atletismo Nacional pode, eventualmente, aparecer alguém, porque o próprio Distrito tem nomes que são referência a nível Nacional e Internacional, como é a Lucinda Moreiras, Rui Muga, João Melgo, entre outros.” 
Sobre o percurso desta prova, aberta a vários escalões, Rodolfo Moreno, explica mais um pouco.

“A prova de Macedo de Cavaleiros tem um percurso totalmente urbano, em piso uniforme, toda em asfalto, com uma distância de cinco mil metros. Não é uma distância aferida por um medidor oficial da Federação, é uma distância aproximada, porque se trata de um evento de divulgação da modalidade e não obriga a um rigor de uma medição oficial.

É uma distância de cinco mil metros em percurso praticamente plano, que circula pelas principais artérias de Macedo, para os escalões de Juniores, Seniores, Veteranos 1, 2 e 3.” 

As inscrições são totalmente gratuitas e podem ser efetuadas no site do Município de Macedo de Cavaleiros, tendo o seu término no dia 23 de abril.

“Caminhada e Corrida da Liberdade”, acontece no âmbito das comemorações do dia 25 de abril, com encontro no Jardim 1º de Maio, às 9h00.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário