Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 10 de julho de 2018

Contos e lendas transmontanos vão ser documentados

Um dos projetos vencedores do primeiro Orçamento Participativo, lançado pelo governo em 2017, designado “Contos e Lendas Transmontanos”, vai ser implementado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) juntamente com a Academia Ibérica da Máscara, no âmbito de um protocolo assinado com a Direção Regional de Cultura do Norte.
O ato oficial de assinatura decorreu no passado dia 3 de julho, no Teatro de Vila Real, na presença do Diretor Regional de Cultural, António Ponte, e diversos autarcas, estando a UTAD representada pelo vice-reitor Artur Cristóvão. O projeto tem em vista desenvolver uma coleção de narrações infantis que retratem, na sua dimensão e distribuição geográfica, um universo representativo dos concelhos de Bragança e Vinhais.

À UTAD cabe a fase de arranque do projeto, que passa pelo levantamento, registo e contextualização, até ao final de 2018, dos contos e lendas dos dois concelhos, junto de fontes credíveis. Contribuir para o estudo, salvaguarda e divulgação do património imaterial do nordeste transmontano, no que respeita às tradições orais e escritas, é a grande aposta da Universidade.

in:bomdia.eu

1 comentário: