O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) é o anfitrião durante dois dias de um encontro internacional em que estudantes portugueses e espanhóis são desafiados a apresentarem ideias inovadoras que já originarem novos negócios, como foi hoje revelado.
Trata-se do Encontro Internacional de Jovens Empreendedores (EIJE2019) que há seis anos decorre alternadamente de cada lado da fronteira e que este ano acontece em Bragança de hoje até sexta-feira com cerca de 30 novas ideias para serem analisadas e premiadas.
Os resultados deste desafio lançado aos estudantes já são visíveis com negócios instalados, nomeadamente na região de Bragança, concretamente uma unidade de micropropagação de plantas que, a partir de Miranda do Douro, garante aos mercados nacional e internacional exemplares de espécies autóctones de uma forma mais rápida que o desenvolvimento natural.
O exemplo foi avançado à Lusa por Ana Paula Monte, docente no IPB e membro da organização deste encontro internacional.
O evento junta, além do politécnico de Bragança, a Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESCE), o Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa (UCP), do lado português, e a Escola Universitária de Relações Laborais da Universidade da Corunha (ERLAC) e Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais e Faculdade de Direito da Universidade de Santiago de Compostela (USC), em Espanha.
No futuro, outras instituições poderão juntar-se ao evento, nomeadamente o Instituto Politécnico de Viseu e a Universidade de Salamanca, que participam já este ano, em Bragança, na qualidade de convidados observadores.
“Procuramos fazer aqui uma ligação entre a escola e a prática e desenvolver ideias para (os estudantes) criarem o seu próprio emprego”, explicou aquela responsável.
Este encontro é um concurso de ideias com patrocinadores que asseguram o incentivo inicial, que é um prémio de 500 euros às melhores ideias, uma do lado português e outra do lado espanhol.
As ideias que surgem são, segundo Ana Paula Monte, ainda “muito embrionárias” e a academia apoia posteriormente os promotores na análise da viabilidade e no impulso para serem postas em prática.
“Um dos critérios é o potencial que o projeto tem para o desenvolvimento regional e também da criação do próprio emprego porque um dos objetivos que nós temos, aqui no interior, é que venham mais empresas e que os nossos alunos também sejam motores para criar empresas”, sustentou.
Um exemplo é a ideia que um grupo de estudantes do IPB levou ao encontro do ano passado, na cidade espanhola de Vigo, e que vingou, como apontou.
Trata-se de um projeto que está a ser desenvolvido na zona de Miranda do Douro na área da micropropagação de plantas.
“Pegam numa árvore e criam novas árvores, são técnicas da área agroflorestal, não há muitas empresas em Portugal a fazer isso, há muita necessidade, por exemplo de criar castanheiro e é uma forma mais rápida de gerar novas árvores e vendem para os mercados nacional e internacional”, explicou.
in:diariodetrasosmontes.com
C/Agência Lusa
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário