Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 9 de abril de 2019

CELEBRAÇÕES TRADICIONAIS DA REGIÃO NO CAMINHO PARA A PÁSCOA

Olá gentinha boa e amiga!
Inspirado na canção interpretada pela Linda de Suza, hoje começo assim: “Chuva, chuva, chuvinha, vem do céu até à terra. Chuva, chuva, chuvinha, vem cair na nossa serra.” Aí está a rega automática vinda do céu que, por vezes, é rega gota-a-gota. Ainda é muito pouca água para o que é necessário mas, seja como for, é melhor que coisa nenhuma.
Como nos contam os nossos tios, o que não foi bom, foi o Inverno ter pedido emprestados uns dias à Primavera, pois as temperaturas mínimas e máximas baixaram para menos de metade nos últimos dias. Inclusivamente no sábado, dia 6 de Abril, foram muitas as localidades que acordaram com um manto de neve. Em Bragança cidade também nevou durante alguns minutos, mas não chegou para pegar. A nível agrícola, agora são férias do tipo licença sem vencimento.
Tenho perguntado à nossa familiazinha se já toda a gente se adaptou à mudança da hora. Para meu espanto, o tio Machado, de Parada (Bragança) e mais alguns tios, disseram-me que nunca mexem nos seus relógios. Para eles a hora nunca muda. O horário de vida é sempre o mesmo. Estes tios já estão preparados para a nova norma da Comunidade Europeia, que pretende acabar com a mudança da hora.
Durante os últimos dias realizaram-se as comunhões pascais em várias escolas das nossas localidades, o que também aconteceu na escola do meu João André, com a Via Sacra ao vivo. Foi ele que representou a figura de Jesus Cristo.
O passado Domingo foi o de Lázaro. Como é tradição, realizou-se a Festa das Lazarinas, na capela de S. Lázaro, em Bragança, também conhecida como festa das laranjas. Em Argozelo teve lugar a Feira da Rosquilha, onde estivemos em directo, ao vivo e a cores, pelo sexto ano consecutivo, a fazer o nosso programa de rádio e a contribuir para a promoção do evento.
A tia Justina, de Argozelo, deu-nos a receita das rosquilhas. Por cada dúzia de ovos leva três quartos de quilo de açúcar, 250 gramas de manteiga, uma chávena de azeite e banha de porco, uma colher de chá de fermento Royal, uma ponta de colher de chá de bicarbonato de sódio, meia casca de ovo de água-ardente e dois quilos de farinha. As rosquilhas para mim são muito mais saborosas do que os económicos ou até o pão-de-ló. A rosquilha é uma maravilha!
Também é no Domingo de Lázaro que, há 411 anos, se realiza a Procissão do Senhor dos Passos, na aldeia de Edrosa, do concelho de Vinhais. A organização é da Confraria das Cinco Chagas de Cristo, de 7 em 7 anos. Segundo dados históricos, a bula da instituição da confraria data de 1608. Instituída pelo Papa Paulo IV, referencia a realização desta procissão, de 7 em 7 anos. Segundo nos contou Américo Rodrigues, a confraria nasceu porque o povo tinha um terreno bastante grande que não dava nada, nem plantas, nem cereal. A partir da data da criação da confraria e da primeira festa, aquela terra começou a produzir de tudo. Também segundo ele, o seu avô ainda se lembrava de ter havido um grande incêndio nas casas do fundo da aldeia e a população tirou a imagem do Senhor dos Passos da capela e o incêndio extinguiu-se. Alguns dos milagres atribuídos ao Senhor dos Passos.
Quando a confraria fez 300 anos de existência, ou seja no ano de 1908, foram construídas as 7 capelas dos Passos do Senhor. Há 11 anos, na comemoração dos 400 anos, foi construído o Calvário. Este ano a Via Sacra foi a mais completa, pois tiveram cerca de noventa figurantes a participar, embora o tempo não tivesse ajudado, pois esteve a chover durante toda a cerimónia. Desde que eu sou Tio João, esta procissão já se realizou cinco vezes, em 1991, 1998, 2005, 2012 e 2019, tendo eu estado presente em 1991 e 1998.
Na semana passada quem esteve de parabéns foram o tio João Castilho (67), de Bragança; a tia Maria de Lurdes (51), do Regodeiro (Mirandela); a tia Elizabete (68), da Ribeirinha (Mirandela); Elsa Pires (45), filha do tio Luís Modinhas, da Paradinha de Outeiro (Bragança); a tia Conceição Silva (56), de Caçarelhos (Vimioso); o tio Carlos Andrade (81), de Valongo dos Azeites (S. João da Pesqueira); o tio Ramos (67), de Grijó (Bragança); a tia Angelina (76), de Dine (Vinhais); a tia Ana Maria (58) e a sua irmã, Maria de Fátima (54), ambas de Vale de Lamas (Bragança). Para todos muita saúde e que coza o forno. Peço também a Deus que me continue a durar o pão da boda, pois no passado sábado, eu e a tia Leninha festejámos 28 anos de matrimónio.

Tio João
in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário