A Escola Básica do Toural em Bragança é a nova sede do Agrupamento 18 do Corpo Nacional de Escutas.
Depois de nos últimos três anos, terem tido três espaços diferentes, Miguel Salgado, chefe do Agrupamento 18 destacou que a nova “casa” vai permitir um melhor trabalho.
“É um local mais permanente para que as secções possam fazer o seu trabalho”. A última sede dos escuteiros era em São Bento. “Era absolutamente impossível, porque não conseguíamos ter um trabalho de continuidade e de escutismo como tem de ser”, explicou.
Em 2014, foi inaugurado o Campo de Escutismo Urbano, localizado na zona Industrial, que tinha como objectivo a criação de uma sede. A falta de verbas e o declive do terreno foram alguns dos constrangimentos que escuteiros não conseguiram ultrapassar, como destacou Miguel Salgado. “O campo não tem luz nem água. O agrupamento durante alguns anos não teve dinheiro para suportar esses encargos. O terreno tem um desnível bastante acentuado portanto foi muito difícil avançar com uma obra concreta e até de vedação do espaço, que está cedido há muitos anos aos escuteiros. O espaço serve de armazém e também de apoio a actividades”, acrescentou o chefe dos escuteiros de Bragança.
O presidente do Município de Bragança, Hernâni Dias, explicou que a importância dos escuteiros na formação das crianças e o crescimento de membros foram os motivos para a cedência da escola. “Para que também possamos responsabilizar os escuteiros no sentido de desenvolver ainda mais actividades e sabemos da importância dos escuteiros no processo de formação das crianças”, destacou.
A cedência do espaço de forma gratuita pelo município de Bragança aos escuteiros é por cinco anos, sendo posteriormente renovável.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário