Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 9 de abril de 2019

Escuteiros de Bragança ganham nova sede com cedência da escola do Toural

A Escola Básica do Toural em Bragança é a nova sede do Agrupamento 18 do Corpo Nacional de Escutas.
Depois de nos últimos três anos, terem tido três espaços diferentes, Miguel Salgado, chefe do Agrupamento 18 destacou que a nova “casa” vai permitir um melhor trabalho.

“É um local mais permanente para que as secções possam fazer o seu trabalho”. A última sede dos escuteiros era em São Bento. “Era absolutamente impossível, porque não conseguíamos ter um trabalho de continuidade e de escutismo como tem de ser”, explicou.

Em 2014, foi inaugurado o Campo de Escutismo Urbano, localizado na zona Industrial, que tinha como objectivo a criação de uma sede. A falta de verbas e o declive do terreno foram alguns dos constrangimentos que escuteiros não conseguiram ultrapassar, como destacou Miguel Salgado. “O campo não tem luz nem água. O agrupamento durante alguns anos não teve dinheiro para suportar esses encargos. O terreno tem um desnível bastante acentuado portanto foi muito difícil avançar com uma obra concreta e até de vedação do espaço, que está cedido há muitos anos aos escuteiros. O espaço serve de armazém e também de apoio a actividades”, acrescentou o chefe dos escuteiros de Bragança.

O presidente do Município de Bragança, Hernâni Dias, explicou que a importância dos escuteiros na formação das crianças e o crescimento de membros foram os motivos para a cedência da escola. “Para que também possamos responsabilizar os escuteiros no sentido de desenvolver ainda mais actividades e sabemos da importância dos escuteiros no processo de formação das crianças”, destacou.

A cedência do espaço de forma gratuita pelo município de Bragança aos escuteiros é por cinco anos, sendo posteriormente renovável. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário