Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Greve dos técnicos de inspecção sanitária dos matadouros impediu abates em Bragança

Vários criadores de gado, do distrito de Bragança, tiveram com problemas em abater animais por causa da greve dos veterinários e técnicos de inspecção sanitária da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), numa das épocas mais movimentadas do ano.
No matadouro de Bragança, por exemplo, ontem, não foi possível, fazer abates o que acabou por apanhar os criadores de surpresa e causar transtorno. Um dos casos foi o de Gonçalo Silvério. Com 50 cabritos e cinco borregos para abater, ainda conseguiu indo a Vinhais mas queixa-se da situação.

“Estava marcado e quando cheguei lá, ontem, já não me deixaram descarregar os animais porque estavam em greve, foi aí que me informaram. Disse que tinham de me arranjar uma solução, porque precisava dos animais abatidos para a Páscoa. Depois lá me conseguiram mandar para Vinhais, se não conseguisse em Vinhais o gado ficava a morrer em cima do carro”, contou.

Albino Rodrigues também tinha de abater animais neste matadouro mas viu-se obrigado a ir ao do Cachão, em Mirandela. Uma situação que foi bem mais dispendiosa que o que contava. “Ia levar os animais para o matadouro de Bragança, mas fui informado que não podia. Tive que o levar para o Cachão, é muito mais dispendioso, tive mais gastos”, afirmou.

O presidente da câmara de Bragança, Hernâni Dias, garante que a situação está hoje resolvida, com a vinda de um inspector sanitário de Vila Real. “Tivemos ontem uma situação de greve da inspectora sanitária, mas estivemos alguns constrangimentos no abate de animais. Hoje estão a ser abatidos animais, ontem fizemos um conjunto de diligências e hoje de manhã veio uma inspectora de Vila Real para prestar esse serviço. Ontem encaminhamos alguns dos nosso s clientes para outros matadouros, com os quais articulámos o abate”, informou.

Ao que conseguimos apurar, no matadouro do Cachão o veterinário da DGAV não estará a fazer greve. Já em Vinhais, o inspector sanitário aderiu mas o serviço estará assegurado pelo veterinário do serviço municipal.

Os trabalhadores reivindicam a criação da carreira especial de inspector sanitário. Está previsto que a greve se estenda até sábado. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário