Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Rosquilhas e folares são os sabores tradicionais de páscoa na região

Decorre já este fim-de-semana, a 14ª Feira da Rosquilha em Argozelo, quando a vila faz 18 anos. A Feira do Folar e dos Produtos da Terra, em Carrazeda, acontece de 18 a 20 de Abril.
Uma dúzia de ovos para três quartos de quilo de açúcar, dois quilos de farinha, 250 gramas de manteiga, uma colher de fermento em pó e outra de bicarbonato, uma chávena de azeite e aguardente: quem nos dá a receita é Olema Ferreira da Veiga, natural de Argozelo, em Vimioso, e é juntando estes ingredientes que se fazem as tão afamadas rosquilhas, que por altura da Páscoa se comiam nestas terras. Antigamente não se faziam rosquilhas durante todo o ano, como agora. Era só na altura da Páscoa. Só no ano passado fizemos 120 dúzias de ovos”. 

A argozelense, que em tempos foi padeira, nestas andanças há várias décadas, trata a massa por tu e conhece bem a tradição do bolo que tem um certame para o homenagear: a feira da rosquilha, que acontece já neste fim-de-semana, pelo décimo quarto ano consecutivo, em Argozelo. 

E por falar em Páscoa e, sobretudo, em folares, quem os faz é Carolina Pimentel de Areias, em Carrazeda de Ansiães. Participa, anualmente, na Feira do Folar e dos Produtos da Terra, em Carrazeda, que este ano acontece de 18 a 20 de Abril. Com 61 anos conta como faz os folares e estes doces que leva ao certame: “o folar é amassado com leite, mas pode ser com água. Ao doce junto farinha, ovos, açúcar, manteiga, laranja, aguardente e fermento. Ao de carne junto o mesmo, excepto o açúcar e a aguardente e complemento com enchidos caseiros, e alguma carne fumada mas comprada”, contou Carolina Pimentel. 

Além dos folares, à feira ainda leva económicos, pão, centeio, farturas, bola de azeite e biscoitos.

Escrito por Brigantia
Fotografia: Leonel de Castro 
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário