sexta-feira, 5 de abril de 2019

Rosquilhas e folares são os sabores tradicionais de páscoa na região

Decorre já este fim-de-semana, a 14ª Feira da Rosquilha em Argozelo, quando a vila faz 18 anos. A Feira do Folar e dos Produtos da Terra, em Carrazeda, acontece de 18 a 20 de Abril.
Uma dúzia de ovos para três quartos de quilo de açúcar, dois quilos de farinha, 250 gramas de manteiga, uma colher de fermento em pó e outra de bicarbonato, uma chávena de azeite e aguardente: quem nos dá a receita é Olema Ferreira da Veiga, natural de Argozelo, em Vimioso, e é juntando estes ingredientes que se fazem as tão afamadas rosquilhas, que por altura da Páscoa se comiam nestas terras. Antigamente não se faziam rosquilhas durante todo o ano, como agora. Era só na altura da Páscoa. Só no ano passado fizemos 120 dúzias de ovos”. 

A argozelense, que em tempos foi padeira, nestas andanças há várias décadas, trata a massa por tu e conhece bem a tradição do bolo que tem um certame para o homenagear: a feira da rosquilha, que acontece já neste fim-de-semana, pelo décimo quarto ano consecutivo, em Argozelo. 

E por falar em Páscoa e, sobretudo, em folares, quem os faz é Carolina Pimentel de Areias, em Carrazeda de Ansiães. Participa, anualmente, na Feira do Folar e dos Produtos da Terra, em Carrazeda, que este ano acontece de 18 a 20 de Abril. Com 61 anos conta como faz os folares e estes doces que leva ao certame: “o folar é amassado com leite, mas pode ser com água. Ao doce junto farinha, ovos, açúcar, manteiga, laranja, aguardente e fermento. Ao de carne junto o mesmo, excepto o açúcar e a aguardente e complemento com enchidos caseiros, e alguma carne fumada mas comprada”, contou Carolina Pimentel. 

Além dos folares, à feira ainda leva económicos, pão, centeio, farturas, bola de azeite e biscoitos.

Escrito por Brigantia
Fotografia: Leonel de Castro 
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário