quarta-feira, 10 de abril de 2019

Um Castanheiro Velho!

Por: Silvino dos Santos Potêncio
(colaborador do "Memórias...e outras coisas..")
Emigrante Transmontano em Natal/Brasil – desde 1979

“Um Castanheiro Velho” é o título do meu poema inspirado nesta foto tirada no quintal da Minha Querida e Saudosa Irmã Maria de Lourdes Potêncio, falecida em 03 de Fevereiro de 2017. 
Naquela época que eu escrevi o poema, eu nem imaginava a dor que a morte nos traz,  quando parte alguém que muito amamos em vida e que nos deixa tantas saudades. Porém, talvez o sexto sentido me tenha induzido a deixar expresso (inclusivamente na Língua Mirandesa) o meu sentimento desta maneira por adivinhar as lembranças que já adivinhava então, embora cá de longe, porque a vida assim o quis! 

De: Silvino Potêncio:  Um Castanheiro Velho!

Um Castanheiro  Velho... 
Está lá abandonado o tronco de um Castanheiro!
Há quantos anos foi plantado,  só Deus o sabe por inteiro. 
Quantas castanhas nos deu,
Está  ali na Horta das Leiras!
E depois  que ele morreu,  
Ele agora só tem Giestas por companheiras. 
São flores amarelas por todo o lado,
Eu penso que são carpideiras, 
As que lhe fazem companhia, 
Tristes e  silenciosas elas choram  noite e dia.
E o tronco morreu de velho e cansado, 
Ali repousa ao Deus dará.
Um Castanheiro abandonado, 
Em volta do Povoado ele lá está amortalhado,
Tenho saudades das Castanhas,
E dos ouriços  que ele nos deu um dia!    
Dos frutos que tu me déste,
 - Todos doces! Nenhum agreste!
 ... eu comi e degustei
Na sombra da tua rama onde eu brinquei
Era eu ainda e só uma criança, 
Hoje só vejo o amarelo da Giesta,
E restolho de um verde desmaiado 
Já sem qualquer réstia de esperança! 
Está lá abandonado o tronco do Castanheiro!
Que um dia foi  pródigo em criação,
Ali na horta das Leiras, 
Aonde fazíamos tantas brincadeiras, 
No verão por entre as medas das Eiras, 
É triste de doer o coração. 

(in: POESIAS SOLTAS De: Silvino Potêncio - Verão de 2014 )

Versão em Mirandês aqui dedicada a todos os Transmontanos:

De: Silbino Poténcio >  Un Castanheiro Bielho!

Un Castanheiro  Bielho... 
Stá alhá abandonado l tronco dun Castanheiro!
Hai quantos anhos fui plantado,  solo Dius l sabe por anteiro. 
Quantas castanhas ne ls dou,
Stá  eilhi na Horta de las Leiras!...
I depuis  qu'el morriu,  
El agora solo ten Scobas por cumpanheiras. 
San flores amarielhas por to l lado,
You penso que son carpideiras, 
Las que le fázen cumpanha, 
Tristes i  silenciosas eilhas choran  nuite i die...
I l tronco morriu de bielho i cansado, 
Eilhi repousa al Dius dará...
Un Castanheiro abandonado, 
An buolta de l Poboado el alhá stá amortalhado,
Tengo suidades de las Castanhas,
I de ls pelhiços  qu'el ne ls dou un die!   
De ls fruitos que tu me déste,
 - Todos doces! Nanhun agriste ... you comi i degustei
Na selombra de la tua rama adonde you brinquei
Era you inda i solo ua nino, 
Hoije solo beijo l'amarielho de la Scoba,
I restolho dun berde çmaiado 
Yá sin qualquiera raça de sperança! 
Stá alhá abandonado l tronco de l Castanheiro!
Qu'un die fui  pródigo an criaçon
Eilhi na horta de las Leiras, 
Aonde faziemos tantas brincadeiras, 
Ne l berano por antre las medas de las Eiras, 
Ye triste de doer l coraçon. 

(in: POESIAS SOLTAS De: Silbino Poténcio - Berano de 2014 )

Ye Tiempo de Castanhas... i outras nun hai eiguales a las de l Reyno Ancantado de Trás Ls Montes i Alto Douro!

Silvino dos Santos Potêncio, nascido a 04/11/1948, é natural da Aldeia de Caravelas no Concelho de Mirandela – Trás-Os-Montes - Portugal.
Este Autor tem centenas de crônicas, algumas já divulgadas sob o Título genérico de “Crônicas da Emigração”.  Algumas destas crônicas são memórias dos meus 57 anos na Emigração foram incluídas nos Blogs que todavia estão inacessíveis devido ao bloqueio do Portugalmail.pt, porém algumas foram já transcritas para a Página Literária. 
Presidente Fundador do Clube Português de Natal e Membro activo de várias páginas em jornais virtuais ligados ao Mundo da Lusofonia.
01 – POEMAS DE ANGOLA – “Eu, O Pensamento, A Rima!...”
02 – E-Book (Livro Electrônico): “UM CONVITE P’RA TOMAR CHÁ”
03 - CURRIÇAS DE CARAVELAS- TROVAS COMENTADAS é uma Antologia que contém  Trovas  e Textos Auto Biográficos da Aldeia Transmontana. 
        São livros da minha autoria já prontos para Edição e publicação brevemente. 
Actualmente mantenho uma página literária própria, como Emigrante Transmontano em Natal/Brasil, no Portal Recanto das Letras.   
O sitio do Escritor Silvino Potêncio  www.silvinopotencio.net  está aberto a visitas de todos os leitores de Lingua Portuguesa. Conta já com mais de 56.000 visitantes à data actual. 
Muito grato pela Atenção e receba um Forte e Fraterno Abraço. 

Endereço atual para contato: 

Silvino Potencio
Rua Maçaranduba Nº 7838 – Bairro Pitimbu – Conjunto Cidade Satélite
59067-610 – NATAL – BRASIL 
Email: sspotencio@yahoo.com.br
SKYPE: sspotencio 
www.silvinopotencio.net

1 comentário:

  1. Obrigado Amigo Henrique Martins por mais esta divulgação.
    Deixo um forte e fraterno abraço a todos (sejam conterrâneos ou não!)
    SP

    ResponderEliminar