Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 22 de maio de 2019

Museu Militar de Bragança entre os mais visitados do país

Dos seis museus militares, tutelados pelo Exército Português, o de Bragança é o mais visitado.
Com um espólio que, nas palavras do director, “guarda memória e saber”, leva perto de 55 mil visitantes por ano a percorrer uma verdadeira viagem à história militar do nordeste transmontano. Segundo o Tenente Coronel Paulo Rodrigues, dos museus militares, tutelados pelo Exército Português, sendo eles seis, o de Bragança é o mais visitado e deve-o à sua localização, na torre de menagem do Castelo, que “é uma mais-valia”, mas que traz “mais responsabilidade”, porque implica mais esforço em “preservar” o castelo e a zona que o envolve ”.
O espaço apresenta a evolução do armamento ligeiro e de alguns equipamentos em uso no Exército Português ao longo dos tempos. Para que acompanhe o futuro e não fique preso ao passado tem acolhido algumas exposições temporárias.
Segundo Paulo Rodrigues, ultimamente têm-se minimizado os riscos das várias escadas que pelo museu se encontram e, por causa da inclinação, a que dá acesso ao terraço é das mais urgentes a reparar. Além disso está a ser desenvolvido um projecto para que toda a gente possa visitar o museu.
Paulo Rodrigues explicou que se têm estado a “minimizar” os riscos das várias escadas que por aqui se encontram. Com um pedido já apresentado na Direcção Regional de Cultura, pretende-se substituir a escada de acesso ao terraço porque “é muito inclinada” e “só permite circular uma pessoa de cada vez”, 
Com um projecto inicial que se pautava por modernizar o museu, pretendia-se que este integrasse a Rede Portuguesa de Museus mas “infelizmente”, segundo o director, há algumas lacunas que não são fáceis de resolver e acabaram por fazer com que a candidatura não fosse aceite. Ainda assim, garante que não se desistiu de procurar melhorar.
A fundação deste espaço cultural remonta a 1929. Em Portugal há quatro museus militares no continente, em Lisboa, Porto, Bragança e Elvas, e dois nas regiões autónomas, Madeira e Açores. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário