Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Trasladação de D. Abílio Vaz das Neves para a Catedral

D. Abílio Augusto Vaz das Neves, 40.º bispo da Diocese de Bragança-Miranda, vai ser trasladado para a Catedral, em Bragança.  A celebração terá lugar a 8 de junho, data em que se assinala o 125.º aniversário do seu nascimento.
Natural de Ifanes, no concelho de Miranda do Douro, foi ordenado presbítero em 07.12.1919 e ordenado bispo a 28.01.1934.

Exerceu o seu ministério episcopal como bispo diocesano de Cochim (India), entre 02.02.1934 e 06.12.1938. Mais tarde, em 30.03.1939, viria a assumir a Diocese de Bragança-Miranda onde esteve como Pastor até 20.02.1965.

Foi durante o seu episcopado que se fundou o jornal "Mensageiro de Bragança" (1940), a Casa de Trabalho Patronato de Santo António (1940), a congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado (1950), o Colégio de S. João de Brito (Bragança) e o Colégio Diocesano (Mogadouro).

Responsável pela conclusão das obras do Seminário de S. José, em Bragança, também mandou fazer obras na atual Casa Episcopal bem como no Seminário de Vinhais. Apoiou a construção da Escola do Magistério Primário de Bragança criando incentivos para os melhores alunos e apoiou a instalação do Carmelo da Sagrada Família, em Torre de Moncorvo.

Entre 1940 e 1948 realizou Congressos Eucarísticos em Bragança, Miranda do Douro, Mirandela e Torre de Moncorvo. Em 1945, por ocasião dos 400 anos da Diocese, convocou o último Sínodo Diocesano, no qual se promulgaram as novas Constituições do Bispado.

Deu passos determinantes para que a Diocese tivesse uma Catedral com dignidade.

Aos 71 anos  pediu a resignação episcopal. A 20.02.1965, a Santa Sé publica oficialmente a sua resignação, passando a assumir a titularidade episcopal de Silli (em Numídia) até 27.01.1971.

Faleceu em Macedo de Cavaleiros, a 07.03.1980.

A celebração (oração no cemitério de Ifanes, às 09h00, seguida de eucaristia, às 10h30, na Catedral) será presidida por D. José Cordeiro, bispo diocesano, e contará com a presença do presbitério, dos familiares, autoridades e fiéis leigos.

PROGRAMA

09h00 - Oração no Cemitério de Ifanes (Miranda do Douro)
10h30 - Eucaristia na Igreja Catedral (Bragança) seguida de sepultamento no Pátio dos Bispos

in:diariodetrasosmontes.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário