Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Investigação de montanha cria 24 novos postos de trabalho em Bragança

Um projeto recente ligado à investigação de montanha vai criar 24 novos postos de trabalho qualificado em Bragança, divulgou hoje o promotor, o Instituto Politécnico de Bragança (IPB).
Os novos colaboradores vão reforçar o Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação (CoLab More), criado no âmbito de um desafio lançado a nível nacional pelo ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor.

A cerimónia formal de assinatura de contratos está agendada para a manhã de segunda-feira, no Brigantia Ecopark, e os novos elementos “formam uma equipa multidisciplinar capaz de desempenhar funções nas diferentes áreas de intervenção do laboratório”, como especificou, em comunicado, o IPB.

O laboratório nasceu no seio do politécnico que realça a importância destas contratações com “a criação de postos de trabalho qualificados na região, possibilitando-lhes novas competências e iniciativas empresariais”.

O Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação tem como objetivo principal a definição e implementação de uma agenda de investigação e inovação nas zonas de montanha orientada para a criação de valor económico e social, segundo os responsáveis.

O projeto reúne “instituições científicas e académicas, em estreita colaboração com atores económicos, sociais e culturais”.

O CoLab MORE “trabalha na mobilização de cadeias de valor completas”, apostando em produtos de origem natural e tecnologias limpas para encontrar novas soluções, principalmente para a indústria de alimento, com vista a fortalecer o setor primário, concretamente agricultura e silvicultura, e serviços nas áreas do ecoturismo e bem-estar.

As áreas de intervenção vão da agricultura sustentável e produção florestal, alimentos e materiais de origem natural, clima, ambiente, eficiência de recursos e matérias-primas, produção industrial e energética eficiente, “limpa” e segura, saúde, bem-estar, alterações demográficas e património cultural e turismo de montanha.

Com sede no Brigantia Ecopark, o CoLab MORE é uma associação privada sem fins lucrativos constituída por unidades de investigação, laboratórios associados, e instituições de ensino superior, como os institutos politécnicos de Bragança e Guarda e Universidade do Porto, centros tecnológicos e empresas.

Na missão do laboratório estão a prestação de serviços especializados, consultoria científica, tecnológica e de inovação, vigilância tecnológica, científica e comercial, relatórios prospetivos, formação especializada, projetos de I&D, e venda e licenciamento de direitos de propriedade intelectual.

in:diariodetrasosmontes.com
C/Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário