Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Alfândega da Fé volta a “rebentar pelas culturas”

Alfândega da Fé continua a mostrar-se como um polo cultural no coração do Nordeste Transmontano. Durante 4 meses, 4 grandes eventos culturais marcam a agenda do concelho de Alfândega da Fé que volta a “rebentar pelas culturas”.
De Junho a Setembro, há bons pretextos para visitar Alfândega da Fé. No mês de Junho, no fim de semana de 7, 8, 9 e 10 abre ao público o mais antigo certame do concelho, a Festa da Cereja. Em Julho, nos dias 5, 6 e 7, decorre, pelo segundo ano consecutivo, mais uma Edição do Festival PAN na aldeia de Vilarelhos. Entre os meses de Julho a Setembro, vão decorrer as tradicionais Romarias de Verão nas freguesias do concelho. E para terminar em beleza, o Município alfandeguense recebe mais uma Edição do Festival Sete Sóis Sete Luas. 

Festa da Cereja | 7, 8, 9 e 10 de Junho 

 A Festa da Cereja, em Alfândega da Fé, abre ao público no fim de semana de 7 a 10 de Junho de 2019 e já tem animação garantida. Minhotos Marotos, Per7ume, DAMA e Cuca Roseta são os cabeça de cartaz, aos quais se juntam outros artistas e vários momentos de animação. Este que é um dos mais antigos certames da região transmontana garante 4 dias de festa onde a cereja é a rainha mas há mais motivos para vir a Alfândega da Fé.

O certame é antigo mas todos os anos melhorado para dar a conhecer o melhor do concelho e da região. Para 2019 o espaço dá relevo aos produtos locais, com montras personalizadas e mais atractivas. Queijo e Fumeiro, Azeite, Frutos Secos, Doces e Compotas Tradicionais, Aromáticos e Turismo vão ser as áreas temáticas em destaque na Tenda com 2100m2. A autarquia quis voltar a dar ênfase ao que por cá se faz de melhor e proporcionar aos visitantes uma melhor experiência na Festa da Cereja. Sem esquecer todos os expositores que anualmente marcam presença no certame e que este ano terão os seus espaços renovados.

A gastronomia vai estar em destaque com o projeto Alfândega da Fé à Mesa. Os visitantes vão poder apreciar pratos típicos, como a sopa das segadas, caldeirada de cabrito e cordeiro grelhado na brasa, nos restaurantes e tasquinhas presentes no recinto e também nos restaurantes alfandeguenses aderentes ao projeto Alfândega da Fé à Mesa.

Mas há mais: repetem-se o Encontro de Pastores, com mostra de ovinos e caprinos e a Meia Maratona da Cereja, uma modalidade em crescendo no concelho. Para os mais novos e famílias a organização apostou em oficinas de criatividade, mas há também showcookings e vários momentos de animação, como as atuações de grupos locais e com o Free Style de Motos que regressa à Festa da Cereja. Este ano vai ter lugar o primeiro Encontro de Bombos, esperando-se mais de uma dezena de grupos para fazerem ecoar o estridente som dos bombos.

A Cereja vai estar em destaque com o “ Prémio da Melhor Cereja” para distinguir e valorizar os produtores de cereja de Alfândega da Fé e há muitas outras novidades a não perder na Edição deste ano.

Festival PAN | 6, 7 e 8 de Julho 

 Em Julho, a aldeia de Vilarelhos recebe pelo segundo ano consecutivo o Festival PAN, nos dias 6, 7 e 8. O Festival espera reunir centenas de participantes deste e do outro lado da fronteira.

O PAN desenvolve a sua ação em territórios desfavorecidos de Portugal e Espanha, utilizando os espaços públicos ou privados que se considerem adequados para divulgar arte e artistas. Promove a literatura, principalmente a poesia. Lá mais para o fim do Verão, o Festival Sete Sóis Sete Luas volta a deliciar graúdos e sisudos com a multiplicidade de culturas que apresenta nesta vila transmontana. Esta será a 27ª Edição do Festival Internacional, que desde há 10 anos tem lugar marcado em Alfândega da Fé. À semelhança do ano anterior, serão dois dias de Festival em dois fins de semana de Setembro.

No dia 6 de Setembro, pelas 21h30, irá decorrer a atuação da Orkestra Popular des 7Luas, que conta com a participação de músicos de várias nacionalidades (Brasil, Espanha, Guiné-Bissau, Itália, Portugal). Este espetáculto conta ainda com a presença dos Grupos de Cantares Locais de Alfândega da Fé e Sambade. Esta é uma nova produção do Festival Sete Sóis Sete Luas e tem o apoio da Programa Europa Criativa.

E falando de produções originais, no dia 13 de Setembro, pelas 21h30, Alfândega da Fé apresente Brava7LuasBand. Os sons de Cabo Verde vão invadir a vila transmontana com ritmos e melodias crioulas.

No mesmo dia, pelas 22h30, vai decorrer o projeto “O que é Singular num Coletivo?”. Um projeto que reúne duas componentes: Oficina de Som, Bandas, Associações e Escolas, e ainda um concerto, promovido em parceria entre o Serviço Educativo do Museu do Douro com a Escola de Música da Associação Musical de Alfândega da Fé. edição e apresentação de livros, exposições de fotografia, pintura e escultura, o teatro e as artes performativas, para além do património material e imaterial através de fóruns de discussão e a apresentação de projetos culturais e de intervenção cívica.

Este Encontro Transfronteiriço de poesia e arte acontece há 15 anos na aldeia de Morille, em Salamanca, tendo chegado a Portugal pela primeira vez em 2015. A iniciativa leva arte de vanguarda, poesia, música e cultura aos meios rurais.

Concelho em Festa | De Julho a Setembro 

O Concelho de Alfândega da Fé é igualmente atractivo pelas suas festas e romarias. Um concelho com características rurais, onde os rituais ligados à fé ainda estão bem presentes. São de salientar as diversas festas religiosas que se celebram nas freguesias, principalmente entre os meses de Julho a Setembro.

Merecem aqui destaque, a Festa do Mártir S. Sebastião na freguesia de Alfândega da Fé (segundo fim de semana de Agosto), a Festa de Nossa Senhora das Neves, em Sambade (terceiro domingo de Agosto), em Vilarelhos, a Festa da Nossa Senhora dos Anúncios (terceiro fim de semana de Agosto), a Festa de S. Bernardino de Sena, em Gebelim (9 de Setembro) e a Festa de Santo Antão da Barca (primeiro domingo de Setembro).

Festival Sete Sóis Sete Luas | 6 e 13 de Setembro

Lá mais para o fim do Verão, o Festival Sete Sóis Sete Luas volta a deliciar graúdos e sisudos com a multiplicidade de culturas que apresenta nesta vila transmontana. Esta será a 27ª Edição do Festival Internacional, que desde há 10 anos tem lugar marcado em Alfândega da Fé. À semelhança do ano anterior, serão dois dias de Festival em dois fins de semana de Setembro.

No dia 6 de Setembro, pelas 21h30, irá decorrer a atuação da Orkestra Popular des 7Luas, que conta com a participação de músicos de várias nacionalidades (Brasil, Espanha, Guiné-Bissau, Itália, Portugal). Este espetáculto conta ainda com a presença dos Grupos de Cantares Locais de Alfândega da Fé e Sambade. Esta é uma nova produção do Festival Sete Sóis Sete Luas e tem o apoio da Programa Europa Criativa.

E falando de produções originais, no dia 13 de Setembro, pelas 21h30, Alfândega da Fé apresente Brava7LuasBand. Os sons de Cabo Verde vão invadir a vila transmontana com ritmos e melodias crioulas. 

No mesmo dia, pelas 22h30, vai decorrer o projeto “O que é Singular num Coletivo?”. Um projeto que reúne duas componentes: Oficina de Som, Bandas, Associações e Escolas, e ainda um concerto, promovido em parceria entre o Serviço Educativo do Museu do Douro com a Escola de Música da Associação Musical de Alfândega da Fé.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário