Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Assembleia Municipal de Bragança aprova revisão orçamental para reforço da despesa de 30 milhões de euros

Despesa será dividida entre os anos de 2020 e 2021.
A verba vai ser incluída na intenção de despesa para suportar as candidaturas de construção de três barragens projectadas para o concelho, como explicou o autarca de Bragança, Hernâni Dias. “Tem a ver com o facto de estarmos a incluir um projecto novo que é a execução de barragens, uma vez que existe um aviso aberto para candidaturas, para execução de barragens, a nível nacional. Nós, neste momento, temos três barragens para candidatar, a de Parada, a de Rebordãos e a de Calvelhe, num orçamento previsto de 30 milhões de euros. A dotação para o país inteiro é de 60 milhões de euros, o que significa que, provavelmente, o Governo vai ser obrigado a reforçar a dotação para dar resposta a tudo aquilo que são as solicitações dos vários municípios e tivemos que promover esta revisão para adequarmos o nosso orçamento porque será o município o promotor destes investimentos como determina o aviso que está aberto”.

Na assembleia municipal de ontem foi ainda rejeitada a transferência de competências da administração central para a local, no âmbito da educação, saúde, saúde animal e segurança alimentar, vias de comunicação bombeiros entre outros. O município só aceitou as transferências na área do património. “O município de Bragança já tinha assumido essa postura de não aceitar as competências, excepto as que têm a ver com a gestão do património público e hoje reiteramos essa intenção”, disse o autarca.

Na assembleia foi ainda discutido o problema das descargas para o rio Sabor denunciadas a semana passada pela Rádio Brigantia. O autarca refere que se tratou de uma anomalia na estação elevatória do Sabor e que está atento ao problema. “Com o rio passa-se o que sempre se passou. Não há nada de extraordinário naquilo que aconteceu. Toda a gente compreende que há equipamentos que, em determinado momento, possam não estar a funcionar na sua plenitude e foi o que acontece aqui. Houve uma situação de alguma anomalia numa ETAR que, entretanto, teve que fazer uma descarga que, pese embora tenha sido todo o material devidamente filtrado, está a ser resolvido. Sabemos que é uma preocupação porque as questões ambientais preocupam-nos sempre”.

Também a poluição do Fervença foi um tema debatido na assembleia de ontem, mas o autarca explica que o problema do rio é ter pouco caudal, o que faz com que não haja suficiente oxigenação da água que evite o aparecimento de algas.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário